Os idosos que recebem o BPC (Benefício da Prestação Continuada) precisam realizar o cadastramento ou atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único), localizado na sede do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal).
Os beneficiários já estão recebendo cartas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário solicitando que compareçam ao Cadastro Único desde o início do ano, seguindo os meses de aniversário de cada beneficiário. Em Limeira, porém, a procura por este serviço ainda é baixa. De janeiro a maio, 534 idosos que recebem o BPC deveriam se inscrever no CadÚnico, mas apenas 59 compareceram.
“Nossa preocupação é que se eles não realizarem a inscrição no cadastro, terão o benefício suspenso em janeiro de 2018. Não queremos que isso aconteça porque será um impacto financeiro para estes beneficiários, já que estamos falando de famílias em situação de baixa renda”, explicou a coordenadora do CadnÚnico, Vanessa Godoy.
O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprove não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito ao benefício, é necessário ter renda familiar per capta inferior a ¼ (um quarto) de salário mínimo – ou seja, R$ 234,25 per capta. Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS parater direito ao BPC.
Para realizar a inscrição/atualização do cadastro, o beneficiário deve comparecer ao CadÚnico com os documentos de todos os moradores da casa, principalmente o CPF. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 7h30 até às 15h. O Ceprosom está localizado na avenida Campinas, 115, no bairro Cidade Jardim.