As escolas municipais de Limeira (SP) podem ter em seu currículo o tema educação financeira. A proposta consta num projeto de lei em trâmite da Câmara.
Conforme a proposta, de autoria do vereador Toninho Franco, o assunto educação financeira será incluído como tema transversal no currículo de educação infantil e ensino fundamental das escolas municipais.
Ainda de acordo com o projeto, o processo de aprendizagem do tema deverá ser contínuo e em integração às disciplinas existentes. “O tema não constitui nova área, devendo ser integrado às áreas convencionais. Caberá ao professor mobilizar o conteúdo em torno deste tema transversal, de forma a contemplá-lo nas diversas áreas curriculares convencionais”, cita o parlamentar no projeto.
Na justificativa, Toninho menciona que o objetivo é contribuir para o “desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente. A educação financeira possibilita que os indivíduos e as sociedades melhorem sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Com informação e orientação, podemos nos tornar mais conscientes das oportunidades e riscos para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração de nossos recursos, para o nosso próprio bem-estar e de toda a sociedade”, pontuou.
O projeto de lei está em análise na Câmara.