Após a Magazine Luiz distribuir cupons de desconto no valor de R$ 1 mil na terça-feira (7) para compras acima de R$ 1.001,00 em seu aplicativo, o Procon notificou a empresa e solicitou esclarecimentos sobre a promoção, já que muitos consumidores reclamaram que não conseguiram usar o benefício.
O Magazine Luiza teve seu nome entre os assuntos mais comentados no Twitter após anunciar 50 cupons de desconto de R$ 1 mil. Muitos clientes disseram que não conseguiram efetuar as compras mesmo conseguindo o benefício, acusando o site de “fraude”. Com a reação negativa, foi liberado, no começo da noite, mais 500 cupons no mesmo valor, que se esgotaram desta vez em 11 minutos.
Na noite de terça, o perfil da empresa no Twitter, divulgou uma lista com todas as pessoas que conseguiram utilizar o cupom e qual produto havia sido adquirido, além do valor pago com o desconto.
Segundo o Procon, após a notificação, a empresa deverá informar a quantidade de cupons disponibilizados e comprovar a respectiva utilização (identificação do consumidor, do produto, valor e local do país); os produtos envolvidos na campanha e a forma de comercialização e divulgação; a extensão geográfica da campanha; os mecanismos que disponibilizou aos consumidores para controle e consulta dos cupons de desconto e de acompanhamento do pedido e finalização da compra; se havia condições preferenciais de participação e esclarecer quais providências adotou diante da indisponibilidade do sistema para concluir o processo de compra.
Vcs estão falando q o cupom esgotou rápido. Então tá liberado +500 CUPONS DE R$1000 de desconto cada. Cupom: GANHEI1000. Só no APP Magalu, em compras a partir de R$1001 em produtos vendidos e entregues pelo Magalu, 1 por CPF e só hj! Frete e serviços não inclusos. #OutletMagalu
— Lu do Magalu (@magazineluiza) January 7, 2020
Também deverá apresentar cópia integral do regulamento da promoção e os documentos que comprovem os mecanismos utilizados para informar as regras de utilização dos cupons – prazos, termos e condições da campanha.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, “o monitoramento das redes sociais tem auxiliado o trabalho da fiscalização, estamos atentos à reclamação do consumidor”.
Magazine Luiza se pronuncia
“Em 7 de janeiro, o Magazine Luiza realizou, em seu perfil no Twitter, a ação #OutletMagalu. Inicialmente, a ação, de acordo com regras anunciadas em um post na rede social, anunciava a oferta de 50 cupons de desconto de 1 000 reais aos primeiros clientes que finalizassem a compra no Super App da companhia. Cada CPF poderia usar um único cupom.
Conforme anunciado, os 50 cupons foram oferecidos na tarde de ontem. O número de participantes que entraram no app para participar da ação foi enorme. Com isso, os 50 cupons se esgotaram em instantes. Assim que as manifestações de clientes por não terem conseguido os cupons disponíveis começaram na rede social, o Magalu decidiu – e divulgou em seu perfil- que distribuiria mais 500 cupons de desconto de 1 000 reais nas mesmas condições. A empresa, portanto, em respeito a seus clientes, decidiu multiplicar a ação por 10, mantendo todas as condições e regras iniciais.
Essa nova leva de cupons também se esgotou rapidamente. Em linha com a postura de respeito adotada pelo Magalu ao longo de sua história, todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram publicados no perfil da empresa no Twitter. Isso ocorreu ainda na noite de ontem, logo após o final da ação. Foram oferecidos e utilizados 567 cupons de desconto para todos os produtos vendidos e entregues pelo Magalu, adquiridos por usuários do app localizados em 280 cidades do país.
Os preços finais dos itens comprados, já com o desconto, também foram divulgados. Todos esses dados, já tornados públicos pela empresa, serão devidamente apresentados ao Procon de São Paulo. O Magalu construiu sua reputação cumprindo as promessas que faz a seus clientes. Desta vez, não foi diferente”.