Policiais civis da Delegacia de Polícia de Investigações de Extorsão Mediante de Campinas (Deinter 2) esclareceram nesta terça-feira (16), um crime de extorsão e localizaram a vítima que era mantida incomunicável pelos criminosos.
O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (15), quando a vítima, uma senhora de 82 anos atendeu ligação telefônica, por meio da qual o interlocutor disse que sua irmã havia sido sequestrada, e para sua libertação seria necessário o pagamento de resgate.
A partir de então, os criminosos mantiveram a vítima falando ao telefone, de modo que ela não pudesse contatar seus familiares, e exigiram que ela ficasse reclusa, bem como que fizesse transferências bancárias.
A DEAS foi acionada e durante toda a madrugada, passou a orientar os familiares, bem como a adotar as medidas cabíveis de polícia judiciária, dentre essas o monitoramento das transações bancárias, além de recuperar imagens de vídeo do condomínio em que reside a vítima.
O conjunto das diligências permitiu que os policiais localizassem a vítima, na manhã desta terça-feira, dentro da agência bancária, no momento em que iria fazer um depósito para uma conta indicada pelos criminosos.
A vítima está em perfeito estado de saúde, e foi ouvida na delegacia, onde contou detalhes do crime.
As investigações prosseguem, agora no sentido de localizar os criminosos, bem como de tentar reaver o dinheiro transferido.
A Polícia Civil entende importante a divulgação de fatos como esse, para alertar a população no sentido de, em caso de anúncio sobre sequestro, que a parte procure contatar e checar a veracidade com familiares, conhecidos e, especialmente, com a polícia civil.