A Vigilância Epidemiológica de Araraquara (SP) confirmou mais 193 casos de dengue no município, o total, este ano, já acumula 23.734 pessoas infectadas com a doença. Só no primeiro semestre, cinco pessoas morreram decorrente desta epidemia.
O coordenador da Vigilância, Rodrigo Ramos, relatou que os novos casos estão sendo confirmados a partir de exames de redes particulares de hospitais. Os resultados mostram casos do início de 2019. “A gente está fazendo o levantamento dos exames dos laboratórios particulares. Existe um grande número e a gente está atualizando o sistema”, disse.
A cidade enfrenta um problema sério com o descarte irregular de lixo, um dos principais propagadores do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya.
De acordo com o coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança, a prefeitura já está realizando estudo e mapeando os principais pontos de descarte irregular para realizar ações preventivas, com o apoio da administração pública e também da Polícia Militar (PM).