A Câmara Municipal de Limeira (SP) aprovou na última segunda-feira (26) um projeto de lei que cria a “Parada Segura”. Ou seja, pessoas com deficiência física ou mental, idosos, mulheres, adolescentes e obesos mórbidos poderão pedir a parada do transporte coletivo em um local diferente do ponto tradicional quando for mais de 22h. As paradas serão feitas dentro do trajeto normal do ônibus.
A Parada Segura só vai valer 90 dias depois da lei ser sancionada pelo prefeito de Limeira. O projeto foi criado pela vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania) e teve aprovação de todos os vereadores.
O objetivo, segundo ela, é contribuir com a segurança pública e com a integridade e o bem estar dos usuários do transporte coletivo. Isso porque, muitas vezes os pontos são distantes das residências e em locais desfavoráveis, com pouca ou nenhuma iluminação, de acordo com Dra. Mayra.
O texto do projeto de lei prevê ainda que as empresas de transporte coletivo e alternativo deverão orientar os motoristas para cumprir a determinação e colocar adesivos informativos dentro dos ônibus e em locais de alta visibilidade.
Quando não for possível parar por ser local proibido, o condutor do ônibus deverá fazer a parada no local mais próximo possível. “Os ônibus vão parar em um local que seja viável, que tenha o mesmo trajeto e não fuja das leis de trânsito nacional. De uma certa forma, os motoristas já fazem essa prática porque sabem da questão da segurança”, disse a vereadora.