Foi realizada na manhã desta terça-feira (20), uma coletiva de imprensa para anunciar as 20 receitas de coxinhas selecionadas para exposição e vendas durante a 1ª edição da Festa da Coxinha de Limeira. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio das demais secretarias municipais.
De acordo com a pesquisadora Nadir Cavazin, o surgimento da coxinha deu-se na Fazenda Morro Azul, em Limeira, durante uma visita da princesa Isabel à cidade. “A ideia da criação da Festa da Coxinha surgiu durante uma reunião em que discutíamos no que Limeira foi pioneira e a coxinha foi mencionada. Agora, fizemos a lenda se tornar história e a registramos numa festa limeirense que promete atrair um grande público”, disse o prefeito Mario Botion.
O secretário de Cultura, José Farid Zaine, também comentou sobre a novidade. “Esta festa, com certeza, marcará o calendário da cidade. Já extrapolou os horizontes de Limeira e despertou a atenção de cidades vizinhas”, complementou. Foi o secretário também o responsável por falar os nomes de todas as receitas aprovadas.
Para Botion, a festa tem três objetivos. “Celebrar o aniversário da cidade, despertar o empreendedorismo entre os participantes e permitir que 11 entidade assistenciais arrecadem recursos para cumprir sua finalidade social”, observa.
A festa apresenta 20 tipos de coxinha, entre elas veganas, vegetarianas, sem glúten e doces. O júri técnico, formado por Karen Bressan, Maria Luisa Rodrigues Silva e Rita Furlan, foi responsável pela seleção. Ao total, 44 receitas foram inscritas. “Foi uma responsabilidade e tanto ser júri técnico. Foi inovador, descobrimos coisas fantásticas na cidade. A sintonia entre as três integrantes do júri foi muito satisfatória, pois cada uma tinha uma visão e uma opinião a acrescentar. Além de prezarmos pela diversidade, com pratos vegetarianos, veganos e para celíacos [que não podem ingerir glúten]”, disse Maria Luisa.
O prefeito reforça o aspecto do empreendedorismo com o evento. “Não é apenas a coxinha, é o incentivo e motivação ao empreendedorismo. Queremos que esta festa possa alavancar ainda mais a carreira e o negócio dos inscritos, ação que faz parte do nosso plano de governo”, disse.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Sidney Pascotto, que preside o Legislativo, também deixou suas considerações sobre o evento. “Com certeza esta festa será um sucesso. Limeira ganha mais um evento tradicional que está no gosto da população”, concluiu.
A 1ª Festa da Coxinha de Limeira acontece nos dias 14 de setembro, das 18h às 22h, e 15, das 12h às 22h, no Parque Cidade, e recebe também atrações musicais e barracas com bebidas, sob responsabilidade de 11 entidades assistenciais.
A coletiva contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion; a presidente do Centro de Promoção Social (Ceprosom), Maria Aucélia dos Santos Damaceno; o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres; o Chefe do Gabinete do prefeito, Edison Moreno Gil; e o vereador Estevão Nogueira.
Confira os selecionados para esta edição:
Classificados para a 1º Festa da Coxinha de Limeira
Doces
Silvia Camargo – Coxinha de Brigadeiro e Morango
Letícia Aparecida Giusti – Coxinha da Lele
Ana Paula Gomes da Silva Dolmen – Coxinha Doce de Nutella
Ketinha Mix – Coxinha de Leite Ninho com Nutella
Cozinha Vegana
Raul Mohammed da Rocha Abib – Coxinha de Jaca Verde
Coxinhas Salgadas
Antonia Cestaro – Coxinha sem Glúten
Charlie Henrique Augusto – Vina Salgados
Tupanema Diacui Sthal Fantim – Coxinha de Mandioca Ouro da Terra
Imperial Salgados e Cia – Coxinha de Costela com Massa de Batata Mista
Valquiria Cristina Bosco Meneghelli – Coxinha sem Massa
João e Edna Salgados – Coxinha Tradicional
Reinaldo Moller – Coxinha de Frango Caipira com Requeijão sem Massa
Kaique Felipe Severo – Fome de Coxinha
Geraldo Luiz Faber – Coxinha Cremosa de Frango Defumada
Coxinhas da Marli – Coxinha de Alho Poró com Cream Cheese
Sérgio da Silva – Cucurbita
Fabiana de Lourdes Cunha Moran Romero – Coxinha de Frango com Catupiry de Verdade
Irlélia Cruz de Lima – Coxinha de Frango com Quatro Queijos
Fabricia Almeida – Nordestina
Ki Mania Salgados – Coxinha da Mãe