Em relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Americas”, foi divulgado que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O relatório também constatou que 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet
Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%. As mídias digitais já passam a assumir um forte papel nas estratégias de marketing das empresas, sendo que 37% das pessoas compram um produto por terem visto ele na TV, contra 29% que compram por terem visto o produto primeiro na internet, conforme aponta o mesmo relatório.
Em pesquisa realizada pelo Datafolha para as eleições presidenciais de 2018, foi identificado que os eleitores do candidato líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro, se informam sobre política majoritariamente pelas redes sociais. São 61% dos eleitores que se informam pelo WhatsApp, 57% pelo Facebook e 28% pelo Instagram. Sendo essa, a primeira eleição no Brasil onde as redes sociais assumem um protagonismo.
Segundo o especialista em marketing digital, Diego Brito, CEO da agência General Marketing: “O jogo mudou! Seja na política ou em nosso dia a dia, as redes sociais se tornaram a mídia de maior impacto e consequentemente a que possui uma maior eficiência para vender produtos, ideias e até mesmo presidentes da república. Não tem mais essa de que Facebook não funciona para a minha empresa. Se a sua empresa não está no Facebook é ela que não está funcionando direito”. Muitos empresários ainda possuem um certo preconceito quanto ao poder das mídias sociais na divulgação do seu negócio, seja ele B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), complementa Diego. Segundo o especialista, quem entender primeiro essa mudança no jogo irá levar a maior vantagem competitiva.
Com 130 milhões de usuários mensais em atividade, a rede social Facebook é uma das redes com o maior número de brasileiros. Anualmente sua base de usuários cresce na escala de 7%, conforme análise do ano de 2017 – registrada no relatório mencionado. A navegação através do celular também já é a mais comum, sendo que 92% dos usuários acessam o seu feed pelo aplicativo mobile.
Ao comparar a inclusão bancária, ou seja, o número de pessoas que possui conta em banco, que representa 68% da população, o número de pessoas ativas nas redes sociais já está quase tão difundido quanto possuir uma conta no banco. Dado constatado também no relatório “Digital in 2018: The Americas”.