Apesar dos desafios, o empreendedorismo ainda é o desejo de milhões de brasileiros e brasileiras. Uma pesquisa da Endeavor Brasil realizada com o apoio do Ibope Inteligência revelou que 76% das pessoas querem ter o próprio negócio. Mesmo cientes das dificuldades, já que 86,9% consideram o empreendedorismo sinônimo de muito trabalho, essas pessoas, por motivações diferentes, veem o fato de ter o próprio negócio como uma oportunidade de alcançar o sucesso que tanto desejam.
A pesquisa também revelou que ainda falta qualificação para os empreendedores no Brasil. Quase metade dos entrevistados (46%) tem apenas o ensino fundamental completo; 35% têm ensino médio e apenas 11% possuem ensino superior. O levantamento da Endeavor concluiu também que os empreendedores com maior nível de escolaridade são os que possuem o maior número de funcionários.
“A realidade é que ainda existe, no Brasil, o mito do empreendedor herói que, com pouquíssima qualificação e especialização, alcança resultados grandiosos. Claro que existem vários casos em que, mesmo sem ensino superior, um empreendedor consegue fazer o seu negócio prosperar. Entretanto, esses casos precisam ser vistos como exceção e não como regra”, afirma Camila T. Eskenazi Hakim, empreendedora da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), que está há mais de cinco décadas no mercado gráfico brasileiro.
Em um passado não muito distante, realmente era mais difícil obter qualificação, mas os recursos atuais possibilitaram uma maior democratização do acesso à educação.
Na lista abaixo, estão alguns cursos fundamentais para a carreira de todo empreendedor:
1) Análise de Negócio
Para empreender, é preciso muito planejamento. Conhecer a área onde se planeja investir, verificar se há demanda real para o produto ou serviço que será oferecido, avaliar o público-alvo, a concorrência, a disponibilidade de fornecedores são alguns dos pontos estudados neste curso e que se colocam como análises fundamentais para ter sucesso em um empreendimento e evitar imprevistos.
2) Marketing
Nenhum empreendimento prospera sem uma boa estratégia de marketing. Existem profissionais especializados na área com os quais fazer uma consultoria seria o ideal, mas o próprio empreendedor também precisa conhecer o assunto para definir com mais clareza quais serão as ferramentas que irá utilizar. Marketing não é gasto, é investimento e não deve ser negligenciado.
Para Camila, alguns públicos e mercados são mais propensos a converter em ações de marketing impresso como a distribuição de flyers ou a impressão de folders e catálogos mais sofisticados.
3) Técnicas de Vendas
Vender é uma arte, mas não depende de um dom ou uma inspiração extraordinária. Qualquer pessoa pode aprender a vender e alcançar resultados muito positivos. Para o empreendedor, conhecer as técnicas de vendas é um passo a mais na jornada pela conquista do sucesso de seu negócio.
Existem diversos métodos e estratégias para aumentar as vendas e a melhor forma de escolhê-los é buscando qualificação no assunto para que a opção seja feita com propriedade
4) Atendimento ao cliente
Tão importante quanto saber delimitar um público-alvo e desenvolver técnicas que possam atraí-lo é saber lidar com esse público quando ele passa a ser formado por clientes reais.
O atendimento tem sido o grande diferencial das marcas de sucesso, que entendem os seus clientes como indivíduos e não como uma massa de pensamento único e generalizado. Em um curso nessa área, o empreendedor terá a oportunidade de entender melhor as ferramentas de atendimento e como aprimorar o relacionamento com o cliente.
5) Liderança e gestão de pessoas
Muito se diz sobre pessoas que “nasceram” para liderar. Na verdade, essas pessoas apenas assimilam alguns conceitos básicos com mais facilidade e exercem uma habilidade que qualquer um pode desenvolver. O empreendedor precisa ser um líder. Ainda que seu negócio esteja apenas dando os primeiros passos, ele precisa desenvolver suas habilidades de liderança para saber lidar com sua futura equipe de colaboradores da melhor maneira possível.