Atualmente, com a competitividade no mercado de trabalho crescendo exponencialmente, é cada vez mais importante para os profissionais a busca de diferenciais. Para se destacar verdadeiramente, apenas a formação acadêmica ou técnica deixou de ser suficiente.
Empresas alertam para a importância de determinadas características da personalidade em processos seletivos, além de habilidades e padrões de comportamento que são especificamente mais visados. No mundo do empreendedorismo, é mais importante ainda que o profissional desenvolva essas habilidades. Mas quais são as características mais importantes para o destaque profissional?
O que as empresas buscam
O foco nos processos seletivos em empresas está cada vez mais voltado ao perfil profissional e ao conjunto de habilidades pessoais e sociais do colaborador. Para Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, presente no mercado há mais de 60 anos, essas novas exigências têm surgido com a evolução das técnicas de liderança e gestão. Cada vez mais, os empresários buscam colaboradores que estejam alinhados com os valores da empresa, que possuam boas habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, a formação acadêmica está se tornando mais comum e padronizada. “É difícil selecionar candidatos levando apenas isso em consideração, visto que a maioria possui formações similares”, diz.
Entre as características mais procuradas, estão:
” Boas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe;
” Proatividade e iniciativa;
” Compatibilidade com os valores da empresa e clima organizacional;
” Boas capacidades de aprendizado e adaptação.
Para ser um bom empreendedor
Quando o assunto é empreendedorismo, as expectativas do mercado estão ainda mais altas. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, cresce ano após ano o número de novos empreendedores no Brasil. No entanto, esse crescimento tem a ver com necessidade: a crise econômica e política que atravessamos leva o trabalhador a precisar abrir seu próprio negócio.
Dessa forma, é comum que os novos empreendedores não conheçam as características necessárias para fazer com que uma empresa se destaque e cresça, em especial em um mercado tão competitivo. As mais importantes habilidades nem sempre recebem a devida atenção, já que o foco do novo empreendedor tende a permanecer na estratégia de negócios e no setor financeiro.
Uma das características essenciais para um negócio de sucesso é a atenção às necessidades do consumidor. É preciso estar sempre avaliando e acompanhando a satisfação com o negócio Além disso, identificar quais problemas do público-alvo não estão sendo solucionados e oferecer respostas. “Em 60 anos de mercado, foi preciso mudar nossa estratégia muitas vezes. A adaptação mais recente foi a introdução da gráfica online “, explica Eskenazi.
Além da atenção às necessidades do público, o profissional aponta outras 5 características importantes para se destacar em qualquer carreira:
1. Criatividade: oferecer soluções eficientes e inovadoras é um dos principais requisitos para um negócio bem sucedido. O consumidor procura diferenciais em soluções mais inteligentes e que atendam melhor suas necessidades. Para isso, o empreendedor deve abusar da criatividade no momento de criar serviços, produtos e regras de negócio;
2. Autoconfiança: essencial para que o empresário se mantenha ativo em um cenário tão competitivo. O empreendedor deve acreditar nas suas capacidades e em suas ideias, além de conhecer seus pontos fortes;
3. Resiliência: o caminho para o sucesso é, muitas vezes, sinuoso. O empreendedor de sucesso sabe resistir, aprender com seus erros e seguir tentando mesmo nos momentos mais difíceis;
4. Dinamismo: a adaptação é uma das chaves do sucesso profissional Especialmente nos dias de hoje, tudo muda muito rápido, devido aos constantes avanços da tecnologia, estilos de gestão e teorias de dinâmica de negócios. Modificar as estratégias ao longo do trajeto acaba sendo fundamental para toda empresa;
5. Visão estratégica: além disso tudo, é importantíssimo que o empreendedor conheça bem seu setor de mercado e seja capaz de criar estratégias eficientes com base nas necessidades de seus consumidores. A dinâmica financeira, contudo, não deve ser esquecida ao realizar os planejamentos
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