O governo estadual selecionou 140 mulheres no município para o programa Bolsa Trabalho. O projeto visa oferecer ocupação, renda e qualificação profissional para a população desempregada. As contempladas estiveram nesta quinta (24) e sexta-feira (25) no Ceprosom para a apresentação de documentos e assinatura dos termos de adesão. “Iremos avaliar a necessidade dos órgãos públicos e fazer o encaminhamento das participantes. Para facilitar o acesso, procuramos direcioná-las para trabalhar em equipamentos nas proximidades da residência”, explicou a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.
As atividades do programa vão começar no dia 7 de março. A iniciativa oferece bolsas no valor de R$ 540 por mês para a prestação de serviços em órgãos públicos, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana.
O benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos. “O pagamento é de responsabilidade do governo estadual, por meio do Programa Bolsa do Povo”, explica a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.
O programa também oferece curso de qualificação profissional e apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). As inscritas poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas: auxiliar de controle de produção e estoque, gestão administrativa, gestão de pessoas, organização de eventos, rotinas e serviços administrativos, e secretariado e recepção.