Dois criminosos morreram num confronto com policiais militares do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), na noite desta segunda-feira (21), na área rural de Araras (SP), quando as equipes checavam denúncia de que um veículo de pequeno porte estaria circulando pela cidade, supostamente, realizando o transporte de armas de fogo e coletes balísticos para facções criminosas.
Às 22h34, durante operação de inteligência na área do 36º BPM/I, sediado em Limeira (SP), os policiais do BAEP se dispersaram estrategicamente pelos bairros onde este veículo estaria circulando, com vistas à localização dele.
Em determinado momento, a equipe do BAEP Comando visualizou um automóvel com as mesmas características, trafegando em alta velocidade, pela Avenida Emílio Pacagnela, região do Parque das Árvores, sentido bairro.
O veículo passou a ser acompanhado e, ao acessar uma estrada de terra – Estrada José Baggio Primo -, foi interceptado pela equipe do BAEP Comando. Na abordagem, dois indivíduos desceram rapidamente do carro e tomaram rumos opostos.
Um deles, o condutor, de acordo com os policiais, desceu com arma em punho e passou a efetuar disparos contra os agentes. A equipe reagiu e o neutralizou ainda nas proximidades do veículo. O segundo indivíduo, que vestia colete balístico, fugiu em direção oposta ao local do primeiro confronto, margeando uma área de mata rala por, aproximadamente, 200 metros à frente.
Ele foi localizado por outra equipe do BAEP, comandada por um sargento/PM e que estava com o motorista da viatura. Ao ser localizado, o segundo infrator também estava armado e efetuou disparos contra os policiais, sendo novamente necessária a reação da equipe, que neutralizou o agressor, cessando a ameaça.
Após os confrontos e providências para socorrer os dois, foi constatado que o veículo utilizado por eles era produto de roubo de dias anteriores. Além disso, foram apreendidos duas armas de fogo utilizadas nos confrontos e dois coletes balísticos, além de uma outra arma calibre .38 no porta luvas do carro. Os corpos foram levados para o IML.
O 10º BAEP, que tem sede em Piracicaba (SP), recebe denúncias pelo telefone (19) 3424-1521. Em casos de emergência, a população deve ligar para o 190.




