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Restaurante de Jundiaí é condenado por discriminação ao chamar clientes de ‘mudinhas’

Dois cupons de pedido de restaurante com itens listados

Foto: Reprodução

Um restaurante em Jundiaí (SP) foi condenado a pagar R$ 20 mil em indenizações por discriminação contra duas clientes surdas, identificadas nas comandas de pedidos como “mudinhas”. O caso ocorreu em outubro de 2022, e a decisão judicial foi confirmada na última sexta-feira (19) pela 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A ação foi movida em fevereiro de 2023, e a condenação inicial foi mantida após recurso da empresa.

A desembargadora Carmen Lucia da Silva destacou a responsabilidade do restaurante em treinar adequadamente seus funcionários para evitar situações discriminatórias. “Cabe à empresa recorrente treinar adequadamente os seus funcionários para que esses transtornos não aconteçam”, afirmou a magistrada.

A sentença da 2ª Vara Cível de Jundiaí determinou o pagamento de R$ 10 mil para cada uma das vítimas por danos morais. A rede de restaurantes lamentou o ocorrido e afirmou que a atitude dos funcionários vai contra os valores da empresa.

“Nossos esforços são dedicados à nossa gente, sempre! Trabalhamos na capacitação das nossas equipes para oferecer o melhor atendimento possível aos nossos clientes. Lamentamos muito o ocorrido na unidade de Jundiaí Shopping e não há justificativas para a situação vivida pelas clientes”, disse a empresa em nota.

Desde que o caso ocorreu, a franquia intensificou os treinamentos de suas equipes, enfatizando a importância do tratamento respeitoso e inclusivo para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.

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