A Federação Paulista de Futebol decidiu, por meio da Portaria 184/24, da última segunda-feira (2), atender integralmente a uma recomendação do MPSP (Ministério Público de São Paulo) e manter torcida única em jogos promovidos pela entidade em 2025.
A medida vale para partidas disputadas entre as equipes do Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Guarani. Na recomendação, expedida em 25 de outubro, o promotor de Justiça Roberto Bacal lembra que jogos com torcida única, adotados no Estado de São Paulo desde 2016, têm apresentado bons resultados.
Como exemplos ele cita o aumento de público nos estádios e a diminuição na ocorrência de crimes nas praças esportivas e em seu entorno. Segundo Bacal, o quadro tem levado ao aumento no número de mulheres e crianças nos eventos, assim como à diminuição no índice de delitos e crimes praticados nos estádios, nas redondezas e nos trajetos em dias de jogos.
Para o promotor, outra vantagem tem sido a redução de efetivo policial em datas de partidas e, consequentemente, a diminuição de gastos públicos.
“(…) ao contrário da boa prática referida, os jogos realizados em São Paulo entre grandes equipes e rivais dos Campeonatos Brasileiro e da Copa do Brasil, bem como da Libertadores da América, diante da experiência verificada, tem trazido diversos incidentes de intolerância, violência incontrolável e inadmissível nos dias atuais aos estádios paulistas, onde torcedores são agredidos, ameaçados e vilipendiados antes, durante e após a realização dos jogos, em ambiente que destoa da civilidade e do respeito às Leis e aos direitos fundamentais e humanos”, asseverou no texto o membro do MPSP”.