O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, enfatizou as oportunidades de crescimento econômico proporcionadas pela tecnologia e pelo gerenciamento de dados durante a inauguração da segunda fase do Tamboré, o maior campus de data centers da América Latina, localizado em Barueri. O evento, realizado na região metropolitana da capital, destacou os investimentos privados que o estado tem atraído, totalizando R$ 50 bilhões para a expansão ou instalação de novos data centers.
Durante seu discurso, Tarcísio ressaltou a importância da economia baseada no conhecimento e como a nova fase do campus Tamboré impulsionará o mercado de trabalho. “Além de movimentarmos 6 mil postos de trabalho na construção civil durante esta fase, teremos depois a mão de obra que vai trabalhar na gestão de dados. Estamos falando de quem vai trabalhar em programação, energia, computação em nuvem e inteligência artificial”, afirmou. Ele também destacou a mudança na fonte de riqueza das nações, que agora se concentra na economia do conhecimento e nos dados.
Investimentos e Capacitação
A Scala Data Centers, empresa responsável pelo projeto, investiu R$ 6,2 bilhões nesta fase do empreendimento. O Tamboré, quando concluído, contará com 17 edifícios de data centers e três subestações de energia com capacidade de 600MW, posicionando-o entre os dez maiores do mundo. Atualmente, a Scala opera outros seis data centers no estado de São Paulo.
Com o aumento da demanda por gestão de dados e o crescimento das aplicações de inteligência artificial, o Governo de SP tem investido em programas de capacitação para preparar a mão de obra necessária para esse novo mercado em expansão. O programa Qualifica SP, que tem parcerias com a iniciativa privada e grandes empresas de tecnologia, oferece 123 mil vagas em cursos de capacitação, sendo 21 mil delas voltadas para a área de Tecnologia da Informação.