Dois cães de faro do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de Piracicaba (SP), foram levados, por integrantes da unidade especializada, ao seminário “Cão operacional – busca e captura em mata”, oferecido pela Central de Distribuição Autarquias e a Royal Canin do Brasil, evento que teve como instrutor Ricardo Alexandre Cazarotte, especialista e referência nacional no tema.
O evento aconteceu na cidade de Rio Claro (SP) onde foi oferecida, gratuitamente, pela GCM local, sala de aula para as aulas teóricas e alojamento. Os policiais participantes, que estavam acompanhados dos cães “Luger” e “Zamp”, levaram também caixa de transporte, comedouro, rações, guias apropriadas e demais equipamentos de adestramento utilizados para desenvolvimento de atividades de busca em matas.
A única exigência dos organizadores era que os cães por sua vez estivessem vermifugados, com as vacinas em dia e sem ectoparasitas, o que, para o BAEP, não foi problema. O seminário foi intensivo e imersivo visto a complexidade de se adestrar um cão para busca de criminosos em área de mata.
Os operadores do Canil do 10° BAEP que prestigiaram o evento já são especialistas em Cinotecnia/ faro e agora puderam sanar dúvidas e esclarecer pontos a serem repassados aos demais operadores do Canil.
Para o tenente-coronel/PM Henrique, comandante do 10° BAEP, o policial do Canil tem dupla especialização, sendo apto a trabalhar no patrulhamento tático de Batalhão e também operar a ferramenta cão. Sendo assim, seus estudos e dedicação são muito acima da média.
De acordo com o oficial, o 10° BAEP se sentiu honrado pelo convite e fará bom uso das técnicas no combate ao crime na região. A ferramenta cão se soma aos drones, atiradores, viaturas e todas as demais ferramentas do Batalhão especializado à disposição da população abrangida pelo Comando de Policiamento do Interior – 9, sob o comando do coronel/PM Rodrigo Eval Arena.