A família da ex-atleta confirmou nesta terça-feira (18), o óbito de Lusia Harris, aos 66 anos. A causa da morte não foi divulgada.
“Estamos profundamente tristes em compartilhar a notícia de que nosso anjo, matriarca, irmã, mãe, avó, medalhista olímpica, ‘Rainha do Basquete’, Lusia Harris faleceu inesperadamente hoje no Mississippi”, disse a família em comunicado. “Ela será lembrada por sua caridade, por suas conquistas dentro e fora da quadra, e pela luz que trouxe para sua comunidade, o Estado do Mississippi, seu país como a primeira mulher a marcar uma cesta na Olimpíada, e por mulheres que jogam basquete em todo o mundo”, diz o comunicado.
Lusia Harria, foi única mulher a ter sido oficialmente draftada por um time da NBA e primeira a marcar pontos no feminino nas Olimpíadas.
Em 1975, nos Jogos Pan-Americano, Harris estreou na seleção dos Estados Unidos e conquistou a medalha de ouro. Ela foi convocada pelo New Orleans Jazz da NBA em 1977, mas não chegou a atuar porque estava grávida na época. Em 1992, Lusia Harris foi a primeira mulher negra a entrar no Hall da Fama do Basquete Naismith.
USA Basketball mourns the loss of The Queen of Basketball, Lusia Harris.
Lusia was a 1976 Olympic silver medalist, scored the first points in Olympic women’s basketball history & became the first Black woman inducted into the Naismith Basketball Hall of Fame in 1992. pic.twitter.com/ISrRjIqM3x
— USA Basketball (@usabasketball) January 19, 2022