Clima pesado no Santos para a partida contra o Bahia, hoje às 19h, na Vila Belmiro, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Além da derrota sofrida para o Cruzeiro por 2 a 1, sábado na Arena Independência, o técnico Odair Hellmann perdeu um de seus melhores zagueiros. A diretoria decidiu afastar Eduardo Bauermann.
O presidente Andres Rueda se reuniu com o atleta e depois convocou o grupo para falar sobre o assunto no CT Rei Pelé. Na segunda-feira, a revista Veja revelou conversas entre Bauermann e um apostador envolvido com a quadrilha investigada por manipular jogos do futebol brasileiro.
Segundo o Ministério Público, o jogador teria recebido R$ 50 mil para tomar um cartão amarelo no jogo Santos x Avaí, pelo Brasileirão do ano passado, mas não foi advertido. Em uma conversa, Bauermann foi cobrado por não ter sido punido.
Como já tinha recebido o dinheiro e não cumpriu o esperado pelo apostador, o zagueiro do Santos aceitou outra aposta: seria expulso no jogo seguinte, contra o Botafogo. Ele de fato recebeu o cartão vermelho.
Bauermann teria sido até ameaçado de morte. Com medo, prometeu repassar parte dos direitos econômicos para esse grupo de apostadores, caso fosse vendido pelo Santos. Sua dívida com o grupo seria de R$ 800 mil.
Sem Bauermann, Joaquim será o titular. O meia-atacante Lucas Barbosa e o zagueiro Maicon treinaram normalmente com o elenco. Barbosa se recuperou de uma lesão ligamentar. Já o defensor havia sofrido um entorse de tornozelo esquerdo na última sexta-feira.
O meia Luan Dias segue em transição física no gramado e sem contato com bola. Já o atacante Soteldo segue tratando internamente após sofrer lesão na posterior da coxa esquerda.
No Bahia, o técnico Renato Paiva não poderá contar com Vitor Jacaré, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Coritiba por 3 a 1, em Salvador. Cicinho será o seu substituto. A única dúvida do português está no ataque entre Ademir e Biel.
A equipe paulista busca reação após a derrota para o Cruzeiro na última rodada. Com quatro pontos, o Santos ocupa a 14ª colocação. O Bahia, por outro lado, está embalado após vitórias seguidas sobre Vasco e Coritiba, ocupando a 9ª posição, com seis pontos.
Santos x Bahia
Santos – João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Camacho, Dodi e Lucas Lima; Lucas Braga (Lucas Barbosa), Mendoza e Deivid (Bruno Mezenga). Técnico – Odair Hellmann.
Bahia – Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Cicinho, Acevedo, Thaciano, Cauly e Mathues Bahia; Biel [Ademir] e Everaldo. Técnico – Renato Paiva.
Árbitro – Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA-RJ)
Local – Vila Belmiro, às 19h.