A Secretaria de Saúde de Limeira deu início nesta terça-feira (16) à Campanha de Combate à Tuberculose. Até o dia 30 de setembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município intensificarão a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios. O atendimento é gratuito e não exige agendamento.
Durante a campanha, profissionais de saúde irão identificar moradores com tosse persistente por 15 dias ou mais. Nessas situações, será feita a coleta de amostras de escarro, exame laboratorial capaz de detectar a presença da doença. Pessoas com tosse nesse período também podem procurar espontaneamente a UBS mais próxima para avaliação.
A principal manifestação da tuberculose é a tosse com secreção. A transmissão ocorre por via respiratória, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
O município mantém um programa de controle da tuberculose, que oferece atendimento médico e de enfermagem, exames, medicamentos gratuitos e acompanhamento dos pacientes e de seus contatos.
Segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Maria Amélia P. da Silva, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. “A tuberculose tem cura, e a participação da população é fundamental para interromper a transmissão da doença. Ao apresentar tosse persistente, procure a unidade de saúde mais próxima e realize o exame”, orientou.
Serviço
-
Campanha de Combate à Tuberculose
-
Período: 16 a 30 de setembro
-
Locais: Todas as Unidades Básicas de Saúde de Limeira
-
Atendimento: Não é necessário agendamento
-
Informações: (19) 3441-1914 / 3442-5984

