Ícone do site Rápido no Ar

São Paulo abre matrículas para novos estudantes da rede estadual em 2026 nesta sexta-feira

O atendimento será realizado pelos Profissionais de Apoio Escolar para Atividades Escolares. Foto: Divulgação/Governo de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) inicia nesta sexta-feira (22) o período de matrículas para novos alunos da rede estadual em 2026. As inscrições seguem até 14 de setembro e são voltadas a estudantes que vêm de escolas particulares, de outros estados ou que desejam retornar aos estudos. Quem já está matriculado na rede estadual neste ano tem a vaga garantida automaticamente.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial em uma das 5 mil escolas estaduais ou em unidades do Poupatempo. Pais, responsáveis legais ou estudantes maiores de 18 anos devem apresentar documento com foto, comprovante de residência e, se possível, o histórico escolar.

Outra opção é o pré-cadastro online, disponível no site da Secretaria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov.br/), no campo “Inscrição para rede pública”. O sistema direciona a matrícula para a unidade mais próxima do endereço informado.

No mesmo período, também estarão abertas as solicitações de intenção de transferência escolar, feitas pelo perfil do responsável ou do próprio aluno maior de idade na página da SED. O resultado das novas matrículas e das transferências será divulgado no fim do semestre.

A rede estadual oferece vagas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, em períodos parcial (manhã, tarde ou noite) e integral. O Programa Ensino Integral (PEI), com jornada de 7 a 9 horas diárias, também está disponível para novos alunos.

Para quem não concluiu os estudos na idade adequada, há vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em turmas presenciais nos ensinos Fundamental e Médio. Outra alternativa são os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), que oferecem modelo flexível de ensino individualizado e aceitam matrículas durante todo o ano para pessoas a partir de 18 anos.

Sair da versão mobile