Deu a louca no técnico Fabían Bustos. Mesmo com o Santos fora da zona de classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o argentino decidiu poupar sete titulares contra o Universidad Católica de Quito, hoje às 21h30, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.
O Peixe, que integra do Grupo C da competição, divide a vice-liderança com o próprio Universidad. Ambos têm quatro pontos e estão a um do líder Unión La Calera. Na lanterna, com 3 pontos, o Banfield completa a chave.
Apesar de ninguém ter disparado na classificação, Bustos sabe quem um resultado negativo pode colocar em risco a permanência da equipe paulista para a fase eliminatória da competição. O Banfield recebe o Unión La Calera também às 21h30.
O Santos ainda se recompõe emocionalmente da derrota para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe decidiu antecipar a viagem a fim de tentar minimizar os efeitos da altitude.
Além de ter que se preocupar em escalar o time, Bustos ainda precisa administrar um problema de insatisfação dentro do elenco. Ricardo Goulart, que chegou à Vila Belmiro como a principal contratação para a temporada de 2022, demonstrou descontentamento com o esquema utilizado. Ele esteve na reserva na derrota para o São Paulo e falou que está sem espaço dentro do planejamento feito pelo treinador.
A Universidad Católica de Quito vem de derrota no Campeonato Equatoriano. Perdeu fora de casa para o Orense por 1 a 0. Desta forma, segue na 5ª colocação, com 17 pontos, cinco atrás do líder Barcelona de Guayaquil. Em 11 jogos, venceu cinco, empatou dois e perdeu quatro.
Na Sul-Americana, a Universidad empatou sem gols na estreia com o Unión La Calera, em casa. Depois, perdeu para o Santos por 3 a 2, na Vila Belmiro. Se reabilitou na última rodada ao vencer o Banfield por 2 a 0, em Quito.
Universidad Católica de Quito x Santos
Universidad Católica – Darwin Cuero; Gregori Anangono, Layan Loor, Yuber Mosquera e Anderson Ordonez; Kevin Minda, Ismael Diaz e Facundo Martínez; Lisandro Alzugaray, Christian Martínez e Willian Cavallos. Técnico – Miguel Rondelli.
Santos – John; Auro, Eduardo Bauermann, Velázquez e Lucas Pires; William Maranhão, Vinícius Zanocello, Felipe Jonatan e Gabriel Pirani; Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico – Fábian Bustos.
Árbitro – Gery Vargas (Bolívia)
Local – Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, às 21h30.