Ícone do site Rápido no Ar

Provão Paulista 2025: estudantes da 3ª série do Ensino Médio fazem provas com acesso direto a universidades públicas

A avaliação do Governo do Estado de São Paulo dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior. Foto: Divulgação/Governo de SP

A Secretaria da Educação de São Paulo inicia nesta terça-feira (4) a aplicação do Provão Paulista Seriado para alunos da 3ª série do Ensino Médio. A avaliação garante o acesso a mais de 15 mil vagas em universidades públicas paulistas, incluindo USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.

Com dois dias de aplicação, o Provão Paulista 2025 é voltado para cerca de 375 mil alunos que estão concluindo o Ensino Médio, sendo mais de 329 mil da rede estadual. Além deles, participam estudantes das Etecs, redes municipais, institutos federais, escolas de aplicação e de redes públicas de outros estados.

A prova é a etapa final do sistema seriado que avalia os estudantes durante os três anos do Ensino Médio. O desempenho acumulado ao longo do ciclo é utilizado como critério de seleção para o ingresso direto em cursos superiores gratuitos no estado.

A prova da terça-feira (4) inclui questões de Linguagens (Língua Portuguesa e Inglesa) e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), além da produção de uma redação dissertativo-argumentativa. O tempo total para realização é de cinco horas.

Na quarta-feira (5), os alunos respondem às questões de Matemática e Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), com duração máxima de quatro horas.

Os estudantes devem comparecer aos locais de prova até as 7h45, com documento de identificação com foto e caneta preta de tubo transparente. Celulares devem ser desligados e guardados em envelope lacrado. Lanches leves e bebidas estão liberados, desde que não atrapalhem o ambiente da prova.

A maioria dos estudantes fará a prova em suas próprias escolas. No entanto, para alunos dos institutos federais, redes públicas de outros estados e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), os exames serão aplicados em polos de seis cidades: São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Sorocaba.

Pela primeira vez, alunos da EJA terão a chance de concorrer às vagas do Provão Paulista. Para esses candidatos, o exame não é seriado: a nota final considera 80% das questões objetivas e 20% da redação.


Como funciona a pontuação seriada

O Provão Paulista Seriado permite que os alunos construam uma nota ao longo dos três anos do Ensino Médio. Para quem está na 3ª série em 2025, a nota é composta da seguinte forma:

Mesmo estudantes que não participaram das edições anteriores podem concorrer às vagas, mas terão sua nota impactada pela ausência de desempenho prévio.

Universidades como USP, Unesp e Unicamp exigem, no mínimo, 22 acertos na prova objetiva da 3ª série para que o candidato possa disputar uma vaga.


Próximas datas do Provão Paulista

As avaliações para as demais séries seguem o cronograma:

Em cidades com feriados municipais nos dias agendados, as provas serão remarcadas e os cadernos utilizados serão diferentes dos oficiais.

Sair da versão mobile