A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulga na próxima segunda-feira (14) a lista dos estudantes habilitados a participar da prova de seleção do Programa Prontos pro Mundo. Essa é uma das etapas decisivas para definir os 500 alunos da rede pública que embarcarão rumo ao intercâmbio em países de língua inglesa, no primeiro semestre de 2026.
A consulta poderá ser feita no portal oficial da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br) e também na página do programa (www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br).
Critérios para habilitação à prova
De acordo com as regras da Seduc-SP, estarão aptos a participar das provas os alunos que:
-
Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
-
Participaram do Saresp 2024 (quando estavam no 9º ano do Ensino Fundamental);
-
Apresentaram frequência escolar mínima de 90% no ano passado;
-
Obtiveram ao menos o nível 3 no curso de inglês online oferecido pela Secretaria.
A novidade deste ano é a ampliação da elegibilidade para estudantes que cursaram o Ensino Fundamental em redes municipais a partir do 6º ano. A medida visa garantir a participação de representantes dos 644 municípios paulistas com escolas estaduais de Ensino Médio.
Provas e cronograma
A prova de seleção será realizada entre os dias 4 e 8 de agosto, diretamente nas escolas estaduais. Antes disso, nos dias 24 e 31 de julho, os professores aplicadores participarão de uma formação específica sobre o processo seletivo.
O resultado final com os 500 estudantes selecionados para o primeiro semestre de 2026 deve ser publicado até o fim de agosto.
Intercâmbio educacional
O programa Prontos pro Mundo oferece anualmente mil vagas para alunos da rede estadual. Eles cursam parte do Ensino Médio em escolas de high school no exterior, com hospedagem em casas de família.
Na madrugada da próxima segunda-feira (14), outros 40 alunos embarcam para a Austrália, completando o grupo dos primeiros 500 estudantes selecionados para 2025. Os demais embarques devem ocorrer a partir de setembro.

