Ícone do site Rápido no Ar

Governo de SP prorroga vacinação contra a gripe durante todo o mês de junho

Governo de SP/Divulgação

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população paulista acima de 6 meses de idade durante o mês de junho. A iniciativa visa atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a Influenza. Para garantir a imunização, os cidadãos devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus da Influenza, responsável por infecções respiratórias, evitando complicações e agravamentos da doença. “Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para infecções respiratórias mais graves, como pneumonia. Portanto, a vacina é a melhor maneira de se proteger contra a infecção pelo vírus”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini.

A SES vacinou 29,7% dos grupos prioritários, que incluem crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, e idosos, entre março e maio deste ano. Em 2023, a cobertura vacinal no estado foi de 53%. A meta atual é superar esse número, garantindo a imunização do máximo de pessoas possível.

O outono e o inverno são períodos críticos para o aumento dos casos de gripe devido às condições climáticas e maior circulação do vírus. A SES recomenda que a imunização seja feita anualmente, antes do inverno, para garantir a proteção necessária.

Para esclarecer dúvidas sobre a vacinação, o Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que responde às perguntas mais frequentes sobre efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e os riscos de não se imunizar. O acesso pode ser feito pelo link: Vacina 100 Dúvidas.

Sair da versão mobile