Ícone do site Rápido no Ar

Fundação Getúlio Vargas utilizará Inteligência Artificial para apoiar formulação de políticas de segurança pública em São Paulo

Foto: Ibe/Edu/Educação

Nesta segunda-feira (23), às 9h, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), realizarão o lançamento do FGV Analytics: Centro de Estudos em Analytics e Políticas de Segurança. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

O FGV Analytics tem como objetivo construir ferramentas de inteligência artificial (IA) que poderão ser utilizadas para prevenir e controlar a prática de crimes no Estado de São Paulo, além de orientar as políticas na área de segurança pública.

O evento de lançamento contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e Marco Antônio Zago, presidente do Conselho Superior da Fapesp, uma das financiadoras do projeto. Inscrições podem ser feitas pelo https://evento.fgv.br/analytics_2310/

De acordo com Marco Antônio Zago, este projeto se insere no Programa Ciência para o Desenvolvimento, voltado para aplicações da ciência e tecnologia em políticas públicas e para superar estrangulamentos do desenvolvimento estadual. “Neste caso, temos um excelente exemplo de uma parceria da Fapesp com a FGV e a Secretaria da Segurança Pública para aplicação da ciência em políticas de segurança”, destacou Zago.

O pesquisador da FGV EAESP, João Luiz Becker, coordenador do Centro, explica que a criminalidade tem sido extensivamente estudada por séculos por sociólogos, criminologistas, agentes policiais e judiciários, economistas e cientistas políticos, em um esforço para entendê-la e em última instância reduzi-la.

“Entretanto, a prevenção e redução de crimes são de difícil obtenção, pois exigem um profundo entendimento da complexa estrutura e dinâmica dos crimes. Os últimos desenvolvimentos em ciência de dados e aprendizagem de máquinas oferece novas maneiras de prever a incidência de crimes e entender os impactos de características da sociedade e dos indivíduos no comportamento criminoso”, declarou Becker.

Além disso, o FGV Analytics, que incluirá redes de pesquisadores nacionais e internacionais e processos de inovação aberta, irá acompanhar a incorporação de novas ferramentas e tecnologias para avaliar seu impacto na atividade policial e maximizar os benefícios do uso destas tecnologias no dia a dia dos policiais.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, acredita que a segurança pública e tecnologia devem caminhar ombreadas para que soluções efetivas cheguem diretamente no dia a dia da população. “O centro de estudos é um passo importante para a integração entre a segurança de São Paulo e a academia”, destacou o secretário.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/testemunhal-outubro.mp4

teste
Sair da versão mobile