Ícone do site Rápido no Ar

Evite multas: licenciamento de veículos 7 e 8 finaliza este mês em São Paulo

Donos de 11,6 milhões de veículos já quitaram o imposto. Foto: Governo de São Paulo

Atenção proprietários de veículos em São Paulo: o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estipulou que veículos com placas finalizando em 7 e 8, além de caminhões cujas placas terminam em 3, 4 e 5, necessitam ter sua regularização concluída até 31 de outubro.

O Detran-SP esclarece que o procedimento completo de regularização pode ser realizado digitalmente, por meio de seu sistema bancário associado. O custo da taxa para o licenciamento é de R$ 155,23, sendo este valor padrão para todos os tipos de veículos. Vale lembrar que o motorista não é obrigado a comparecer a uma unidade de atendimento do Detran-SP ou do Poupatempo para a emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e). Este é um documento de porte obrigatório, que autoriza a circulação do veículo.

PUBLICIDADE

Para os donos de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório, que se iniciou em setembro, se estenderá até dezembro. Aqueles que negligenciarem a regularização da documentação no prazo determinado estarão sujeitos a uma infração gravíssima, a qual acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma multa de R$ 293,47 e a possível remoção do veículo ao pátio.

Como Proceder com o Licenciamento

O primeiro passo para o licenciamento do veículo é fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e efetuar o pagamento antecipado de débitos do veículo, que podem incluir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e potenciais multas exigíveis.

Com os débitos quitados, a taxa de licenciamento poderá ser paga via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico em bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e também nas Casas Lotéricas.

Após realizar o pagamento da taxa de licenciamento e liquidar eventuais débitos do veículo, o serviço será automaticamente processado e o CRLV-e ficará disponível digitalmente, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para pessoas físicas. Além disso, o CRLV-e também poderá ser acessado e baixado no portal do Detran-SP, do Poupatempo ou ainda no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Aqueles que optarem por ter o documento em formato físico deverão imprimi-lo em folha A4 branca.

Sair da versão mobile