Deu a lógica na Eurocopa 2024. A Espanha comprovou todo seu favoritismo e venceu a Inglaterra por 2 a 1. Foi sua quarta conquista na competição e com isso, se torna a maior campeã, deixando para trás a Alemanha com três títulos.
Já os ingleses amargaram o segundo vice seguido e permanecem sem vencer uma edição do torneio. Aliás, a Inglaterra só tem um título em sua história: a Copa do Mundo de 1966.
A Espanha voltou a conquistar a Euro depois de 12 anos. A equipe foi bicampeã seguida em 2008 e 2012, com o elenco que fez história ao ganhar também a Copa do Mundo de 2010.
Além dos quatro títulos, a Espanha também tem um vice, em 1984, após derrota por 2 a 0 para a França de Platini.
O primeiro tempo foi de poucas chances na capital alemã. A primeira finalização saiu apenas com 27 minutos, quando Fabián Ruiz arriscou da entrada da área e Pickford defendeu.
O English Team teve uma oportunidade com Phil Foden, que fez Unai Simón trabalhar.
Já o segundo tempo foi do jeito que o torcedor gosta, eletrizante. Aos 2 minutos, em jogada construída por Lamine Yamal, Nico Williams recebeu ótimo passe na esquerda e bateu cruzado para fazer 1 a 0. Dani Olmo e Williams, de novo, quase ampliaram o placar na sequência.
Até que Gareth Southgate decidiu sacar Harry Kane do time, colocando Ollie Watkins no lugar. Os ingleses assustaram com uma bomba de Jude Bellingham, que passou perto.
E as mudanças fizeram a diferença. Cole Palmer deixou tudo igual aos 28 minutos. O atacante do Chelsea aproveitou assistência de Bellingham e mandou no cantinho.
Apesar da reação, não teve jeito. E aos 41 minutos, Cucurella deu assistência para Oyarzabal, que completou para o gol dentro da área e foi o “herói improvável” da noite, fazendo o gol da vitória e do título da Espanha.
A seleção espanhola teve 100% de aproveitamento e venceu todos os sete jogos que disputou. Na fase de grupos, a Espanha foi líder do Grupo B com 9 pontos e venceu Croácia (3 x 0), Itália (1 x 0) e Albânia (1 x 0).
Nas oitavas, goleada por 4 a 1 sobre a sensação Geórgia e, nas quartas, despachou a anfitriã Alemanha por 2 a 1, com vitória selada apenas na prorrogação. Já nas semifinais, triunfo por 2 a 1, de virada, sobre a França.
Espanha 2 x 1 Inglaterra
Local – Estádio Olímpico, em Berlim (ALE)
Árbitro – François Letexier-FRA
Gols – Nico Williams aos 2 e Mikel Oyarzabal aos 41 minutos do 2º tempo (ESP) e Cole Palmer aos 28 do 2º tempo (IN)
Espanha – Unai Simón; Daniel Carvajal, Robin Le Normand (Nacho Fernández), Aymeric Laporte e Marc Cucurella; Rodri (Martín Zubimendi) e Fabián Ruiz; Lamine Yamal (Mikel Merino), Dani Olmo e Nico Williams; Álvaro Morata (Mikel Oyarzabal). Técnico – Luis de la Fuente.
Inglaterra – Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Marc Guéhi e Luke Shaw; Kobbie Mainoo (Cole Palmer) e Declan Rice; Bukayo Saka, Phil Foden (Ivan Toney) e Jude Bellingham; Harry Kane (Ollie Watkins). Técnico – Gareth Southgate).