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Educação de SP anuncia novas regras para atendimento de estudantes com autismo a partir de fevereiro

O atendimento será realizado pelos Profissionais de Apoio Escolar para Atividades Escolares. Foto: Divulgação/Governo de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implementará novas diretrizes para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já no primeiro dia letivo de 2025, em 3 de fevereiro. As mudanças visam tornar o ambiente escolar mais inclusivo, garantindo suporte personalizado e maior atenção às necessidades individuais desses alunos.

O atendimento será realizado pelos Profissionais de Apoio Escolar para Atividades Escolares (PAE-AE), que substituirão os professores auxiliares de sala. Esses profissionais terão suas funções ajustadas conforme o grau de suporte necessário aos alunos com TEA, divididos em três níveis:

Investimentos e reforço na inclusão

De acordo com o secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva, nenhum aluno ficará sem atendimento, e não haverá demissões de profissionais. “Estamos ampliando recursos e contratando novos profissionais para que todos os estudantes sejam atendidos, desenvolvendo sua autonomia e aprendizado”, afirmou.

A Seduc-SP anunciou um investimento de R$ 135 milhões em educação especial. Os recursos serão usados para contratar mais profissionais, melhorar a acessibilidade das escolas e oferecer capacitações específicas para educadores que atuam diretamente com alunos com TEA.

Garantia de suporte pedagógico

Além dos PAE-AE, os alunos continuarão a ser acompanhados por equipes pedagógicas formadas por professores especializados em educação especial, psicopedagogos e outros profissionais da escola.

Os docentes que hoje atuam como professores auxiliares poderão optar por continuar na função de PAE-AE, atribuir aulas em outras funções ou trabalhar como professores eventuais da rede estadual.

Com essa mudança, o governo busca promover a inclusão e a personalização do ensino para alunos com TEA, oferecendo uma estrutura que respeite suas individualidades e garanta um ambiente educacional acessível e acolhedor.

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