Exatos 101 dias depois do episódio em que torcedores do Santos invadiram o gramado da Vila Belmiro e um deles agrediu o goleiro Cássio, o Corinthians vai retornar ao estádio alvinegro para jogar pelo Campeonato Brasileiro. O duelo será hoje, às 19h, pela 33ª rodada.
O presidente Duilio Monteiro Alves considerou branda a punição aplicada pelo STJD ao Santos. O Peixe terá de jogar duas partidas da Copa do Brasil de 2023 com portões fechados e recebeu uma multa de R$ 35 mil.
A equipe de Vítor Pereira vem de três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos da competição. Agora, a missão do Timão é se manter no G-4 em busca de uma vaga direta na Libertadores. O Corinthians é o quinto colocado do Brasileirão com 54 pontos conquistados em 31 jogos – um a menos que os demais pela partida adiada contra o Goiás.
O Santos tem 43 pontos e ocupa o 11º lugar. Na última rodada, superou o Red Bull Bragantino por 2 a 0, no Nabizão. No primeiro turno, Corinthians e Santos empataram sem gols na Neo Química Arena.
O técnico Orlando Ribeiro tem um quebra-cabeça para montar o Santos. Com dores na região lombar, o atacante Marcos Leonardo faz tratamento intensivo a semana toda e ainda é dúvida. Se ficar de fora, Ângelo poderá ganhar uma nova oportunidade.
O zagueiro Eduardo Bauermann, suspenso, é desfalque certo. Ribeiro espera contar com o Maicon. O zagueiro se machucou no dia 27 de setembro, em partida contra o Athletico-PR. O atacante Soteldo e o meia Luan também não vão enfrentar o Corinthians. O primeiro por problemas musculares e o segundo por pertencer ao Timão.
O goleiro Diógenes, que estava afastado desde o final de setembro por indisciplina, foi reintegrado ao elenco.
O Santos pode ter mudanças importantes em seu Estatuto Social num futuro próximo. Aprovada pelo Conselho Deliberativo, a reforma passará agora por Assembleia Geral entre os sócios. O novo Estatuto Social possui 76 páginas. Se aprovado, o documento vai permitir que o Peixe vire uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Santos x Corinthians
Santos – João Paulo; Nathan (Madson), Luiz Felipe, Alex e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Camacho e Ed Carlos; Ângelo, Lucas Braga e Marcos Leonardo (Rwan Seco ou Lucas Barbosa). Técnico – Orlando Ribeiro.
Corinthians – Cássio Fágner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Roger Guedes. Técnico – Vítor Pereira.
Árbitro – Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Local – Vila Belmiro, às 19h.