Marinho no ataque será a principal novidade do Santos para a partida contra o América/MG, hoje às 19h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético/MG por 2 a 0, na Vila Belmiro e desfalcou o Peixe contra o Sport, também em casa. A dependência do goleador é tão grande, que o time praiano não passou de um 0 a 0 contra o leão pernambucano.
Por outro lado, Kaio Jorge será poupado por conta de um desgaste físico. Lucas Braga e Marcos Leonardo brigam pela vaga do centroavante. Na defesa, Luan Peres não viajou com o elenco, pois negocia sua transferência para o Olympique de Marseille, a pedido de Jorge Sampaoli. Danilo Boza deve ser o substituto.
O técnico Fernando Diniz acredita na vitória fora de casa, mesmo tendo um adversário embalado do outro lado. O Coelho, hoje comandado por Vagner Mancini, surpreendeu o Bahia, em Salvador, vencendo por 4 a 3, no meio de semana.
O meia Juninho Valoura vem tendo atuações acima da média. Desta forma, o ataque passou a produzir. Houve um crescimento com a entrada de Ribamar para jogar ao lado de Rodolfo José. Uma das novidades para esta noite é a entrada de Marcelo Toscano na vaga de Juninho.
Em recente entrevista, Diniz disse que o zagueiro Kaiky, de 17 anos, e o atacante Ângelo, de 16 (mais jovem a marcar um gol na Libertadores), promessas da base, devem ganhar nova chance no time paulista na sequência do Brasileirão. Os dois perderam espaço desde a chegada do treinador, no início de maio.
Sob o comando de Ariel Holan, eles vinham recebendo seguidas chances, até mesmo entre os titulares. Com Diniz, o jovem atacante não entra em campo há seis jogos. Contra o Sport, o treinador preferiu a maior experiência de Lucas Venuto, de 26 anos.
Venuto entrou para reforçar o ataque, numa noite de pouca inspiração do setor ofensivo santista. A equipe terminou a partida com quatro atacantes em campo. E com raras chances de perigo criadas ao longo dos 90 minutos. Outra opção no segundo tempo foi Marcos Leonardo, de 18 anos.
Para Diniz, o atacante de 16 anos não deve se preocupar com as poucas chances que vem recebendo nas últimas semanas. “Ângelo tem futuro brilhante e estamos de olho nele. É um fenômeno”, garantiu o treinador.
Diniz indicou que deverá manter os laterais Pará e Felipe Jonatan na equipe, apesar das atuações abaixo do esperado nos últimos jogos. Na quarta-feira, ambos foram substituídos ao longo da partida.
América/MG x Santos
América/MG – Matheus Cavichiolli; Eduardo, Eduardo Bauermann, Anderson Jesus e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho Valoura e Felipe Azevedo; Marcelo Toscano, Ribamar e Rodolfo José. Técnico – Vagner Mancini.
Santos – João Paulo; Pará, Luiz Felipe, Danilo Boza e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Lucas Braga (Marcos Leonardo) e Marcos Guilherme. Técnico – Fernando Diniz.
Árbitro – Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local – Estádio Independência, em Belo Horizonte, às 19h.