Ícone do site Rápido no Ar

Com problemas, São Paulo inicia mata-mata no Chile

Rubens Chiri / saopaulofc

Hoje, às 21h30, o São Paulo enfrenta o Universidad Católica, no Estádio San Carlos Apoquindo, em Santiago, no Chile, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O São Paulo quer manter um tabu de nunca ter sido eliminado por equipes chilenas em competições continentais oficiais. Tricolor encarou oito vezes na história as equipes do país da cordilheira em fases eliminatórias da Conmebol. Passou em todas.

A vítima favorita do São Paulo é justamente a Católica. Será a quarta vez que as equipes se enfrentam em um duelo eliminatório de competição sul-americana.

PUBLICIDADE

O primeiro embate foi a final da Libertadores de 1993: 5 a 1 no jogo de ida, no Morumbi, que até hoje é a maior goleada já registrada nas decisões do torneio e derrota por 2 a 0, no Chile.

A segunda vez foi em 2012. Os rivais se enfrentaram pela semifinal. Placar de 1 a 1 em Santiago e empate sem gols no Morumbi. Tricolor avançou para a decisão e foi campeão contra o Tigre, da Argentina.

O último embate eliminatório entre Tricolor e a Católica foi pela Sul-Americana de 2013, também pelas oitavas de final, como agora. Novamente deu os paulistas, mas com um pouco menos de facilidade: empate em 1 a 1 no Morumbi e uma vitória épica por 4 a 3 na casa do rival.

Na atual edição da Sul-Americana, o Tricolor teve entre seus adversários o Everton e terminou invicto no país vizinho, vencendo por 2 a 0 no Morumbi e empatando sem gols fora.

O treinador vem tendo dificuldade em trabalhar por causa das contusões de seus jogadores. Gabriel Sara, Alisson, Andrés Colorado, Caio e Luan estão em tratamento.

O zagueiro Arboleda, que rompeu os ligamentos e fraturou o tornozelo esquerdo, foi submetido a cirurgia e aguarda o prazo de recuperação para iniciar a fisioterapia. Ele não joga mais este ano. Nikão e Talles Costa iniciaram trabalho de transição para voltar ao time, mas seguem de fora.

A partida no Chile obriga Rogério a mudar o foco da equipe. No Brasileiro, o São Paulo vem de duas derrotas e um empate e ocupa a 8ª colocação na classificação, com 19 pontos.

Como na Sul-Americana, a competição entra agora em sua fase eliminatória, ele sabe da importância de buscar um bom resultado fora de casa para ter mais tranquilidade de definir a vaga para as quartas, no Morumbi.

Campeã das últimas quatro edições do Campeonato Chileno, a Universidad Católica teve um início de temporada 2022 muito ruim. O argentino Ariel Holand foi chamado para colocar a casa em ordem.

Porém, chegou tarde demais para corrir a rota na Libertadores. Ao somar apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas), a equipe ficou na terceira colocação do Grupo H, que teve Flamengo e Talleres classificados para as oitavas de final. Desta forma, foi para a Copa Sul-Americana.

Holand teve trabalho, pois foram quatro derrotas nas cinco primeiras partidas. Mas nos três jogos mais recentes, colheu apenas vitórias, a última sobre o Unión San Felipe por 3 a 0. A Católica soma 19 pontos no Campeonato Chileno (seis vitórias, um empate e oito derrotas) e ocupa a 10ª posição. São dez pontos a menos que os líderes Colo Colo, Nublense e Unión Española.

Reforço

O São Paulo anunciou a contratação do atacante Marcos Guilherme. O vínculo vai até o final de 2022 com a possibilidade de renovação até o final da próxima temporada.

Marcos Guilherme pertencia ao Internacional, mas estava emprestado ao Santos. O atleta já realizou os exames médicos e deve ser integrado ao elenco comandado pelo técnico Rogério Ceni.

Essa é a segunda passagem do atleta pelo Morumbi. Entre 2017 e junho de 2018, o atacante vestiu a camisa são-paulina. No período, ele atuou em 49 partidas e marcou nove gols.

“Por todo o carinho que tenho pelo clube desde a infância, por ser torcedor do São Paulo, aquele ano que passei aqui foi o mais marcante da minha carreira. É difícil passar em palavras o sentimento de retornar”, afirmou o jogador em sua apresentação. O presidente Júlio Casares disse que a vinda do jogador era um projeto antigo da atual diretoria.

Universidad Católica x São Paulo
Universidad Católica – Pérez; Fuenzalido, Tapia, Zampedri e Valencia; Nuñez, Leiva, Gutierrez e Savecha; Tomas e Panot. Técnico – Ariel Holand.
São Paulo – Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Reinaldo; Patrick e Calleri. Técnico – Rogério Ceni.
Árbitro – Christian Ferreyra (Uruguai)
Local – Estádio San Carlos Apoquindo, em Santiago, no Chile, às 21h30.

Sair da versão mobile