Pedreira para o São Paulo hoje no fechamento da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor enfrenta o embalado Fortaleza, às 20h, na Arena Castelão.
O Tricolor paulista não vence a equipe cearense há seis partidas. São três derrotas e três empates nesse período. A última vez que o São Paulo saiu vencedor no confronto contra o Fortaleza foi no Brasileirão de 2020. Sob o comando de Fernando Diniz, a equipe fez 3 a 2, com dois gols de Luciano e um de Gabriel Sara. David, atualmente no Tricolor, e Wellington Paulista foram os autores dos gols do Leão do Pici.
Depois de desfalcar o São Paulo em três jogos por ter adquirido dengue, Calleri entrou no segundo tempo durante a vitória sobre o Internacional por 2 a 0, domingo no Morumbi, e treinou sem limitações com os demais companheiros. Desta forma, deverá recuperar a posição de titular.
Já Erison está recuperado de um problema na coxa esquerda e deverá ficar como opção para Dorival no banco de reservas. O atleta chegou a viajar com a delegação para Curitiba e para a Colômbia, mas não foi aproveitado nas partidas contra Coritiba e Tolima.
Depois da chegada de Dorival Júnior, o São Paulo não perdeu mais. São duas vitórias e um empate. Com isso, o clube paulista iniciou a rodada na 5ª posição, dentro do G6, que garante vaga na próxima Libertadores.
Nos bastidores, o São Paulo informou que o meio-campista Galoppo foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo. De acordo com o clube, o procedimento foi para a retirada de fibrose. O atleta deve receber alta nesta quinta-feira. Desfalque desde março, Galoppo está em recuperação de uma grave lesão no ligamento cruzado anterior no joelho direito, sofrida na partida contra o Água Santa, pelas quartas de final do Paulistão.
O Fortaleza vem de um empate com o Corinthians por 1 a 1, na Neo Química Arena e subiu na tabela. O time de Juan Pablo Voyvoda chegou a oito ponto na competição, um a mais que o São Paulo.
Vale lembrar que o Fortaleza ainda não perdeu no Brasileirão. Com o empate diante do Corinthians, o Tricolor cearense acumula até aqui duas vitórias e dois empates, além de ter marcado nove gols e sofrido apenas quatro.
O Fortaleza está há 11 jogos sem perder em 2023 – maior marca do ano. Contra o São Paulo, Vojvoda pode igualar 2021, ano em que passou 12 jogos em sequência sem derrotas com o Tricolor do Pici. A maior marca, no entanto, é do ano de 2022. No período, Juan Pablo Vojvoda levou o Leão a 16 partidas sem perder.
Sobre a escalação do cearense, a dupla titular de ataque deve ficar de fora. O artilheiro Moisés, com um trauma no pé, e Thiago Galhardo, com um trauma na coxa direita, devem ser vetados. Silvio Romero e Romarinho seriam os substitutos. Lucero, outro lesionado, está voltando ao time.
Fortaleza x São Paulo
Fortaleza – Fernando Miguel; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Calebe e Hércules; Romarinho e Silvio Romero. Técnico – Juan Pablo Vojvoda.
São Paulo – Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves, Pablo Maia, Alisson e Rodrigo Nestor; Luciano e Calleri (Marcos Paulo). Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Local – Arena Castelão, às 20h.