Ícone do site Rápido no Ar

Campanha do governo de SP alerta para o desaparecimento de crianças

Foto: Divulgação

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, iniciou neste sábado (25) uma campanha em comemoração ao Dia Internacional da Criança Desaparecida.

Até o dia 8 de junho, passageiros do Metrô e da CPTM terão acesso, através dos monitores dos vagões e estações, a imagens de crianças desaparecidas. Na EMTU, essas imagens serão exibidas no VLT da Baixada Santista e nos terminais do Corredor ABD. Os vídeos mostram fotos das crianças no momento do desaparecimento e projeções de como elas poderiam estar atualmente, elaboradas pelo Laboratório de Arte Forense do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo.

PUBLICIDADE

O objetivo da campanha é sensibilizar a população e destacar a importância do tema. Somente este ano, 197 desaparecimentos de crianças de até 12 anos foram registrados no estado de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, no mesmo período, cerca de 200 menores foram encontrados e devolvidos aos seus responsáveis.

A delegada Bárbara Travassos, da 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, enfatiza a importância de comunicar o desaparecimento de uma criança ou adolescente à polícia imediatamente. “Nunca espere 24 horas. Quanto mais rápido for a comunicação, maiores as chances de encontrar a criança rapidamente”, alerta a delegada.

A Polícia Civil ressalta que a comunicação do desaparecimento deve ser feita logo após a identificação de comportamentos fora do padrão. “Conforme o tempo passa, os vestígios se perdem. A memória das pessoas que viram a criança em algum lugar começa a falhar”, explica Travassos.

O desaparecimento é caracterizado pela ausência não justificada de uma pessoa de casa ou de outro local familiar. Existem várias razões para o desaparecimento, mas muitas vezes os familiares não conseguem apontar as causas. O registro é fundamental para que a Polícia Civil possa investigar e determinar as circunstâncias da ausência.

Sair da versão mobile