Ícone do site Rápido no Ar

Brasil enfrenta a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo

Lucas Figueiredo/CBF

O nosso país literalmente vai parar hoje na hora do almoço. À partir das 12h (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a Croácia, no estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final. O ganhador enfrentará na terça-feira, às 16h, o vencedor do duelo da tarde entre Argentina x Holanda.

O Brasil perdeu somente uma partida neste Mundial. Com uma escalação reserva, foi superado por Camarões por 1 a 0, pela última rodada da fase de classificação. Mas não fez falta, pois as duas vitórias iniciais sobre Sérvia (2 x 0 – dois de Richarlison) e Suíça (1 x 0 – Casemiro) garantiram o primeiro lugar do grupo.

ADVERTISEMENT

Os titulares retornaram nas oitavas de final e o Brasil passou fácil pela Coreia do Sul por 4 a 1, com gols de Vinícius Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá.

Sobre a formação, Tite deve contar com o retorno de Alex Sandro na lateral-esquerda. O jogador sofreu uma lesão no quadril contra a Suíça e desde então está ausente. Éder Militão está de sobreaviso. Sendo assim, Danilo volta para a lateral-direita, sua posição de origem.

A Croácia por sua vez, terminou em segundo lugar no Grupo F, atrás do surpreendente Marrocos. Foram dois 0 a 0, contra Marrocos e Bélgica e uma goleada sobre o Canadá por 4 a 1.

Nas oitavas de final, teve uma enorme dificuldade contra o Japão. Empatou no tempo normal por 1 a 1 a na prorrogação por 0 a 0. Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Dominik Livakovic, que defendeu três cobranças.

Para se ter ideia da diferença da Croácia atual para a de 2018, aquela seleção comandada por Luka Modric, que foi vice-campeão, venceu os três jogos na primeira fase, um deles por 3 a 0 diante da Argentina.

Depois, eliminou nos pênaltis a Dinamarca nas oitavas de final após o 1 a 1. Passou novamente nas penalidades máximas pela anfitriã Rússia, depois de um 2 a 2 no tempo normal. E venceu a Inglaterra nas semifinais. Só perdeu a final para a França.

A Seleção Brasileira já enfrentou a Croácia em cinco oportunidades, sendo duas em Copas do Mundo, e nunca perdeu: foram três vitórias e dois empates.
O primeiro jogo foi um amistoso realizado em maio de 1996, em Manaus, no estádio Vivaldão. O atacante Sávio fez o gol do time de Zagallo: 1 a 1.

O segundo foi um amistoso em agosto de 2005, disputado na cidade de Split, na Croácia. A seleção foi comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira e um novo empate por 1 a 1 foi registrado. O gol foi do meia Ricardinho, hoje comentarista do Sportv.

Na estreia da Copa do Mundo de 2006, o meia Kaká fez o gol da vitória por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.

As seleções voltaram a se enfrentar oito anos depois, na Copa do Mundo de 2014. No jogo de abertura do torneio, na Arena Corinthians, o Brasil virou e venceu por 3 a 1, gols de Neymar (2) e Oscar. O lateral Marcelo, contra, abriu o placar.

Em 2018, às vésperas da Copa do Mundo, o Brasil venceu amistosamente a Croácia por 2 a 0, gols de Neymar e Roberto Firmino.

Árbitro

Michael Oliver apitará sua terceira partida nesta Copa do Mundo. O árbitro inglês esteve em campo na partida entre Japão 0 x 1 Costa Rica na segunda rodada e também Arábia Saudita 1 x 2 México na última rodada da primeira fase.

Nesta temporada, Oliver apitou a final da Supercopa da Europa, disputada entre Real Madrid e Eintratch Frankfurt. A competição reúne o vencedor da Liga dos Campeões e o ganhador da Liga Europa. A equipe de Vini Jr, Rodrygo, Éder Militão e Modric terminou campeã.

Brasil x Croácia

Brasil – Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Éder Militão); Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior. Técnico – Tite.
Croácia – Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic; Modric, Brozovic e Kovacic; Livaja (Petkovic), Kramaric e Perisic. Técnico – Zlatko Dalic.
Árbitro – Michael Oliver (Inglaterra)
Local – Estádio Cidade da Educação, às 12h.

Sair da versão mobile