A Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL) foi selecionada para receber o Prêmio Brasil Mais Inclusão – Deputada Amália Barros, concedido pela Câmara dos Deputados, como forma de reconhecer o trabalho de entidades que promovem a inclusão de pessoas com deficiência. A cerimônia de entrega da honraria ocorrerá nesta quarta-feira (24), em Brasília.
A indicação da ARIL partiu do deputado federal Miguel Lombardi, que ressaltou a importância do prêmio como forma de valorizar o terceiro setor. “Foi uma alegria conseguir este reconhecimento nacional para a ARIL. Isso apenas reforça para nossa comunidade a necessidade de valorizar o terceiro setor, que acolhe, dá esperança e cuida das famílias que mais precisam”, afirmou o parlamentar.
Com unidades em Limeira e Iracemápolis, a ARIL é referência regional no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e/ou física. A entidade realiza, em média, 10 mil atendimentos por mês, promovendo inclusão, reabilitação e acolhimento às famílias atendidas.
A trajetória da instituição motivou o reconhecimento por parte da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara, que avaliou as ações da ARIL como modelo de dedicação à causa da inclusão e ao fortalecimento das redes de apoio para pessoas com deficiência.
Prêmio destaca histórias de superação e iniciativas inclusivas
O Prêmio Brasil Mais Inclusão contempla duas categorias:
-
Mérito Darci Barbosa, voltado a personalidades e entes federados;
-
Mérito João Ribas, destinado a empresas, ONGs e entidades — categoria na qual a ARIL foi premiada.
Além da entidade limeirense, outras organizações foram homenageadas em 2025, como a Apae Caruaru (PE), o Procon-MA (MA), o Centro Clínico Educacional Nosso Mundo (RJ) e a APADV (MG). Na categoria destinada a personalidades, foram reconhecidos nomes como Karin Agari Jorgensen, Nayara Barbalho da Cruz e Margareth Carreirão, entre outros.
O prêmio homenageia pessoas e instituições que, por meio de ações ou histórias de vida, promovem a acessibilidade, inclusão social e valorização da pessoa com deficiência, reforçando o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.

