Nesta segunda-feira (14), os voos comerciais entre os aeroportos Bartolomeu de Gusmão (AQA), em Araraquara, e Viracopos, em Campinas, foram retomados, oferecendo mais de 500 assentos diários, segundo a Azul Linhas Aéreas, responsável pela operação. O tempo estimado de viagem é de 50 minutos, conectando a cidade do interior paulista a 61 destinos nacionais e internacionais a partir de Campinas.
Conectividade e impacto no turismo
A retomada dos voos impulsionará o turismo e atenderá a crescente demanda de viagens corporativas entre Araraquara e outros grandes centros, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A novidade também deverá gerar novos empregos e fortalecer a economia regional.
De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), entre janeiro e setembro de 2024, os aeroportos regionais paulistas registraram 1,276 milhão de embarques e desembarques, com mais de 17,7 mil pousos e decolagens em aeroportos como Araçatuba, Bauru, Marília e Ribeirão Preto.
Incentivos e crescimento da aviação regional
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, destacou que a retomada dos voos é parte de uma política sólida de conectividade aérea para a região central de São Paulo. Em janeiro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas reduziu a alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação de 13,3% para 12%, incentivando o crescimento do setor.
Batismo simbólico com arco d’água
Para marcar a retomada das operações, o primeiro voo foi recebido em Araraquara com a tradicional cerimônia de batismo, em que a aeronave passou sob um arco formado por jatos d’água lançados por caminhões dos bombeiros, em celebração ao retorno da conectividade aérea.