Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (5) durante a sessão ordinária da Câmara de Limeira, a Moção de Apelo ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), que solicita a vacinação contra a covid-19 na população com idade entre 30 e 50 anos, paralelamente à vacinação de idosos, assim que houver maior escala na produção de vacinas.
Segundo o parlamentar, a imunização de jovens adultos poderá ajudar a alcançar a imunidade geral mais rapidamente e também a retomada da economia. Outro fato destacado na moção é que as novas cepas do vírus se adaptaram ao sistema de defesa do organismo e estão fragilizando as pessoas dessa faixa etária e que houve aumento de mortes de pessoas entre 30 e 59 anos nos últimos meses.
Everton também alertou, por meio da moção, sobre a população ativa que está inserida no mercado de trabalho com idade entre 30 e 50 anos e que o imposto contribuído pela população brasileira é o que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS). “Sem essa autonomia econômica podemos comprometer o bom funcionamento do SUS e outras áreas governamentais de grande relevância para nosso povo”, justificou.
Durante a votação da moção na sessão ordinária, o parlamentar reforçou que o pedido não é para suspender a vacinação de idosos para a vacinação de jovens adultos, mas sim para que ocorra paralelamente quando a produção e a oferta de vacinas aumentarem.