Ícone do site Rápido no Ar

Vereadora questiona Prefeitura de Limeira sobre locais de aplicação da vacina antitetânica

Imagem: Pexels / RF._.studio

A vereadora Lu Bogo (PL) protocolou na Câmara Municipal de Limeira (SP), um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre os locais que fazem a aplicação da vacina antitetânica em Limeira e quantas pessoas foram vacinadas nos últimos três anos.

A motivação para este requerimento, segundo a parlamentar, é o fato de munícipes não conseguirem receber a dose de reforço desta vacina nos postos de saúde perto de suas residências. “Sabemos que a cidade oferece esta vacina e que é importante tomar a dose de reforço, mas precisamos de mais divulgação dos pontos de vacinação, de quando procurar esta dose”, explicou Lu Bogo.

“Principalmente as pessoas que trabalham em empresas de maquinário pesado, até mesmo as pessoas que trabalham com joias correm o risco de se machucar (tétano acidental), e para evitar problemas precisam estar em dia com a dose de reforço da vacina antitetânica, evitando assim infecções”, justificou a parlamentar.

O requerimento após lido em Plenário e será encaminhado para a Prefeitura, que terá o prazo de até 30 dias para responder à vereadora.

Sobre a vacina

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina antitetânica é uma técnica de imunização de pessoas contra o tétano, cuja principal forma de prevenção é a vacinação desde a infância. Ao todo, são recomendadas três doses no primeiro ano de vida, com reforços aos 15 meses e aos quatro anos. O órgão recomenda que uma dose de reforço seja tomada a cada dez anos e em caso de ferimentos graves ou gestação, deve-se antecipar a dose de reforço caso a última dose tenha sido há mais de cinco anos.

O Ministério da Saúde também esclarece que a vacina não tem contraindicação, portanto, todas as pessoas devem recebê-la, e que está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

teste
Sair da versão mobile