Ícone do site Rápido no Ar

Vândalos destroem iluminação de Natal no Jardim das Palmeiras em Limeira

A decoração natalina que vem chamando a atenção de moradores e visitantes no Jardim das Palmeiras, em Limeira, foi alvo de vandalismo na madrugada desta terça-feira (16). Imagens de câmeras de segurança mostram garotos, aparentemente adolescentes, arrancando e danificando parte da iluminação instalada nas ruas Horácio Severino e Lotte Sebastião, causando prejuízos e indignação à vizinhança.

De acordo com relatos, os vândalos aproveitaram a ausência de pessoas nas ruas, durante a madrugada, para promover baderna e destruir a decoração que faz parte do clima natalino do bairro. Diversos fios foram estourados e várias lâmpadas acabaram destruídas.

A ação só foi percebida pelos moradores ao amanhecer, quando se depararam com a iluminação completamente danificada. Pelas imagens é possível notar que a ação durou poucos minutos e ainda não se sabe se os estragos nas duas ruas foram provocados pelo mesmo grupo infrator. Após cometerem o ato infracional, os mesmos deixaram o local.

Apesar do transtorno, um gesto de solidariedade marcou o dia de hoje. No período da tarde e início da noite desta terça-feira, um grupo de moradores e vizinhos se mobilizou para ajudar as famílias afetadas. Utilizando materiais que tinham de sobra, eles conseguiram recuperar grande parte da iluminação, em um trabalho feito de forma totalmente voluntária.

“Ficamos muito tristes com o que aconteceu. A gente acordar e ver isso. Mas, vamos repor tudo de novo”, disse Marisa Oliveira, que teve uma das casas afetadas.

“É muito chato. Eles fazem isso e a gente tem que fazer a decoração de novo”, mencionou Tereza Souza.

A iniciativa teve como principal objetivo reacender o brilho do Natal no bairro, mostrando que, mesmo diante de atos de vandalismo, a união e a boa vontade da comunidade falaram mais alto. Gurriterre Onofre, que mora na mesma rua, fez questão de ajudar a reparar os danos. “O que der para aproveitar, a gente vai reaproveitar e recompor. Conseguimos doação e vamos dar brilho nas casas que foram afetadas”, disse. “Tudo é dinheiro. Não sei porque fizeram isso”, avaliou o outro vizinho Jomar Marques.

Na ação criminosa, pelo menos oito casas tiveram a decoração danificada nas duas ruas. Embora tenha acontecido esse incidente, os moradores convidam residentes de outros bairros e cidades para continuar visitando as duas vias, que servem de atração turística nesta época de Natal.

Sair da versão mobile