Ícone do site Rápido no Ar

Vacinação contra febre aftosa segue e se encerra no dia 17

A segunda etapa da vacinação de bois, vacas, búfalos e búfalas contra a febre aftosa prossegue e se encerrará no dia 17 de dezembro em todo o estado de São Paulo. Devem ser vacinados animais de todas as idades. A programação segue o plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa.

De acordo com o Programa Estadual de Febre Aftosa, a vacinação é obrigatória e os proprietários são responsáveis por todo o processo, devendo se atentar em adquirir os materiais em estabelecimentos registrados no Escritório de Defesa Agropecuária. O pecuarista tem até o dia 24 de dezembro para declarar a vacinação. Além disso, deve atualizar o saldo do rebanho de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros no sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).

FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença contagiosa causada por um vírus, que se dissipa por meio do contato entre os animais doentes e suscetíveis. A doença pode acometer rapidamente criações inteiras, provocando grandes perdas econômicas aos pecuaristas, desencadeando problemas na produção de carne e leite e impedindo a comercialização de seus produtos e subprodutos.

 

teste
Sair da versão mobile