Há um ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade o PL 912/2023, um passo essencial para a viabilidade do Trem Intercidades, que ligará a Capital a Campinas, gerando até 10 mil empregos diretos e indiretos.
Aprovação do Projeto de Lei
A aprovação do PL 912/2023 na Alesp, há um ano, foi crucial para adaptar a Lei 17.386/2021. Essa mudança permitiu que o governo estadual obtivesse empréstimos de até R$ 6,5 bilhões para investir em infraestrutura de mobilidade urbana e transporte intermunicipal. O projeto foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas como Lei 17.724/2023, viabilizando o Trem Intercidades.
Impacto Econômico e Social
O Trem Intercidades é visto como um marco no desenvolvimento dos transportes entre São Paulo e Campinas, beneficiando 11 municípios e cerca de 15 milhões de pessoas. Segundo Mário Eduardo Campos, economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), o projeto impulsionará o comércio e serviços locais, aumentando a geração de emprego e renda. A necessidade de obras para a revitalização da infraestrutura ferroviária existente também contribuirá significativamente para a criação de empregos.
Estratégia e Sustentabilidade
Além de reduzir a poluição e o tráfego rodoviário intenso, o Trem Intercidades oferecerá uma alternativa de transporte mais eficiente e sustentável. Contudo, para que o serviço seja acessível, as tarifas precisam ser competitivas, facilitando o deslocamento diário dos passageiros. A frente parlamentar coordenada pelo deputado Dirceu Dalben continua a defender a ampliação do transporte ferroviário, destacando os benefícios ambientais e econômicos do projeto.
Detalhes do Projeto
O Trem Intercidades terá um percurso de 96 km, conectando São Paulo a Campinas com uma parada em Jundiaí, em aproximadamente uma hora. Serão 15 trens disponíveis, operando a cada 15 minutos nos horários de pico, com capacidade média de 800 passageiros por viagem. A tarifa inicial prevista é de R$ 50,00, e o investimento total no projeto é estimado em R$ 13,5 bilhões, com expectativa de conclusão em 2031.