O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Iracemápolis (SP) está realizando um trabalho de conscientização, de porta em porta, em todo o município, para orientar a população sobre o descarte correto de resíduos. A ação ocorre após a identificação de um aumento nos descartes irregulares de lixo em diversos pontos da cidade e também na zona rural.
Com a intensificação do problema nos últimos meses, o setor decidiu reforçar as ações educativas em paralelo ao trabalho de fiscalização, buscando reduzir os impactos ambientais e os riscos à saúde pública causados pelo descarte inadequado de materiais.
Durante as visitas, a equipe esclarece dúvidas dos moradores, orienta sobre os locais corretos para cada tipo de resíduo e reforça a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa e organizada.
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, a conscientização é fundamental para mudar hábitos e evitar novas ocorrências. “Precisamos educar nossa população para que entenda os locais corretos para cada material e também mostrar que, em caso de descumprimento das leis, há graves consequências, com multas que podem chegar a até R$ 3 mil e serem ainda maiores em caso de reincidência”, destacou.
A Prefeitura já identificou os pontos de descartes irregulares e a fiscalização está na rua todos os dias para coibir e punir os infratores com base na lei Nº 2.097 DE 2014. A população deve denunciar via e-ouve com fotos dos veículos e da pessoa, a denúncia é anônima e o sigilo é garantido.

