Ícone do site Rápido no Ar

Todas as informações de Cianorte e Inter que jogam no Paraná pela Série D

Imagem: Divulgação / Inter de Limeira

Após os dois confrontos entre Cianorte e Santos pela Copa do Brasil, muitos torcedores leoninos escreveram nas redes sociais e nos grupos de zap: “se a Internacional jogar muito bem, perde de pouco no Paraná”.

Pois bem, o Cianorte, adversário deste domingo (16h) do Leão no Estádio Alberto Turbay, no Paraná, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, deixou uma ótima impressão, mesmo tendo perdido os dois jogos para o Peixe: 2 a 0, em casa e 1 a 0, na Vila Belmiro. Acompanhe o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Mix 770 AM.

O Cianorte tem apenas 19 anos, mas uma estrutura invejável. Pagamento em dia, um técnico enérgico (João Burse) e uma história bonita. O time ficou conhecido em 2005, quando venceu o Corinthians por 3 a 0, na Copa do Brasil. O técnico era o saudoso Caio Júnior, uma das vítimas da tragédia da Chapecoense. Só que na volta, o Timão goleou por 5 a 1, no Pacaembu.

O Cianorte chegou a ficar nove partidas invicta no Campeonato Paranaense deste ano. Nas quartas de final, foi eliminado pelo Londrina, após empatar por 1 a 1 no Estádio do Café e perder, em casa, por 3 a 0.

Aliás, o lateral-direito do Cianorte é um velho conhecido da torcida da Internacional: Michel. Foram 34 jogos com a camisa do Leão entre 2017 a 2019. Em entrevista ao Pimba nos Esportes da Rádio Mix, o jogador disse que o gramado do estádio não é dos melhores e que isso dificulta muito o sucesso do seu time em casa. “Para se ter uma ideoa, o gramado do nosso CT é melhor”, contou.

O Cianorte engordou sua conta bancária com as vitórias sobre Paraná Clube e Santa Cruz, ambas por 1 a 0, nas primeiras fases da Copa do Brasil. Se passasse pelo Santos, teria mais R$ 2,7 milhões.
Mas o time paranaense tomou um susto na primeira rodada da Série D. Perdia para a Portuguesa, no Canindé, por 2 a 1, até aos 45 minutos do 2º tempo, quando Léo Porto conseguiu empatar.

Segundo Michel, seus companheiros estavam mais com a cabeça no Santos, time que enfrentaria três dias depois, do que na Série D.

“A partir de agora focaremos apenas no Brasileiro. O Santos faz parte do passado, mas serviu para mostrar que temos um time competitivo e que fizemos um bom papel na Copa do Brasil. Essa competição tem um significado muito importante para Cianorte. Todos só falam dos confrontos contra o Corinthians. Isso é bom para a gente”, comentou o lateral, nascido em Cosmópolis.

Já a Internacional decepcionou em sua estreia na Série D ao perder para o Madureira por 3 a 0, em pleno Limeirão. Como faz tempo que a escalação não é divulgada antes dos jogos da Inter, o técnico Dyego Coelho deve fazer algumas alterações, como por exemplo as entradas de Julio Rush e Pedro do Rio no time titular para as saídas de Igor Tavares e Bruno Santos.

Estreia

Dyego Coelho é o 46º treinador a estrear com derrota na história da Internacional. De 1947, ano de sua primeira competição oficial até hoje, o Leão teve 120 treinadores.

Desde Paulo Cezar Catanoce em 2013, nenhum técnico venceu na estreia pela Internacional. Naquele ano, o Leão derrotou o São Vicente por 1 a 0, em casa, pela Série A-3.

Dos últimos treinadores do clube, Betão Alcântara em 2014 (União Barbarese 1 x 0 Inter), Jorge Parraga em 2016 (Inter 0 x 1 São José), João Vallim em 2016 (Inter 0 x 1 São Carlos), Elano Blumer em 2020 (4 x 0 Guarani no Limeirão), Rafael Soriano em 2020 (2 x 1 Audax) e Thiago Carpini em 2021 (Ferroviária 1 x 0 Inter) também falharam no primeiro jogo.

Edilson Santos, que comandou o Leão na Copa Paulista de 2019, empatou em sua estreia diante do XV de Piracicaba por 1 a 1, no Major Levy.

Dos 120 treinadores leoninos, 38 venceram na estreia, 36 empataram e 46 perderam. Dos derrotados no primeiro jogo, 14 perderam em casa e 32 fora de casa.

Na derrota para o Madureira, a Internacional completou 601 jogos neste Século 21. Seu retrospecto é de 217 vitórias, 147 empates e 237 derrotas. O Leão marcou 746 gols e sofreu 805, saldo negativo de 59 gols. Dos 1.803 pontos que disputou, conquistou 798, ou seja, um aproveitamento de 44,2%.

Situação

Resultados da 1ª rodada do Grupo A-07: Bangu 1 x 2 Santo André, Portuguesa 2 x 2 Cianorte, Internacional 0 x 3 Madureira e Boa Vista/RJ 0 x 0 São Bento.

Na classificação: 1) Madureira e Santo André 3, 3) Cianorte, Portuguesa, São Bento e Boa Vista 1 e 7) Bangu e Internacional 0.

A rodada começa hoje, às 16h, com São Bento x Bangu. No domingo, 15h – Santo André x Boa Vista e Madureira x Portuguesa e às 16h – Cianorte x Internacional.

Cianorte x Internacional

Cianorte – Bruno Pianissolla; Michel, Eduardo Doma, Maurício e Rael; Escobar, Morelli e Gabriel Calabres; Erick Salles, Buba (Léo Porto) e Wilson Júnior (Pachu). Técnico – João Burse.
Internacional – Rafael Pin; Balardin, Renan Fonseca e Danilo; Elácio Córdoba, Júlio Rush, Humberto, Pedro do Rio e Daniel Vançan; Jardisson e Guilherme Pira. Técnico – Dyego Coelho.
Árbitro – Luiz Cláudio Sobral (PE)
Local – Estádio Alberto Turbay, no Paraná, às 16h.

teste
Sair da versão mobile