A Defesa Civil do Estado de São Paulo ativou, a partir desta segunda-feira (15), o Gabinete de Crise do período de estiagem no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes. A ação marca a primeira mobilização do ano dentro da Operação SP Sem Fogo e ocorre diante do cenário mais crítico da seca em 2025, segundo o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo.
Com temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar extremamente baixos, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado, o governo estadual prevê nível de emergência para incêndios florestais ao longo da última semana do inverno.
O Gabinete de Crise funcionará diariamente, das 6h às 18h, e reúne representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (incluindo comandos de Aviação, Rodoviária e Ambiental), Fundação Florestal, DER, Secretaria de Agricultura, e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), entre outros.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a ação integrada tem como objetivo otimizar a resposta a incêndios e reduzir o tempo de mobilização dos recursos públicos. “Estamos diante de um cenário de risco que exige união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou.
Neste domingo (14), o coronel Henguel e a secretária da Semil, Natália Resende, sobrevoaram a cidade de Cruzeiro, onde um incêndio de grandes proporções atingiu uma extensa área de mata desde a última quarta-feira (10). As chamas duraram cinco dias e foram combatidas por cerca de 45 profissionais com apoio de helicópteros da Polícia Militar e da Fundação Florestal.
Durante o sobrevoo, apenas um foco de fumaça foi identificado e rapidamente controlado pela aeronave Águia da PM. As equipes mantiveram o monitoramento da área, focadas em evitar reignições, já que as condições de seca seguem durante toda a semana.
Além de Cruzeiro, há cinco incêndios ativos no estado, com ocorrências também em Cajuru e Piracicaba. No total, a resposta mobiliza quatro aeronaves, três helicópteros e um avião, além de equipes em solo da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Florestal.
A população pode se cadastrar para receber alertas gratuitos da Defesa Civil via SMS, enviando o CEP para o número 40199, ou pelo WhatsApp, pelo número (61) 2034-4611. As mensagens avisam sobre riscos de desastres naturais e orientações de segurança.
A Operação SP Sem Fogo é uma ação permanente e coordenada entre diversas secretarias estaduais. As fases da operação — verde, amarela e vermelha — indicam a severidade do clima e o risco de queimadas, e definem o grau de mobilização necessário para ações de prevenção, monitoramento e resposta.

