Ícone do site Rápido no Ar

Sob pressão, Independente faz clássico regional em Santa Bárbara

Correndo um sério risco de rebaixamento para a Bezinha, o Independente entra em campo hoje, às 15h, diante do rival União Barbarense, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-4.

O Independente vem de duas derrotas seguidas, para Penapolense, em casa, por 3 a 0 e para o lanterna Joseense por 1 a 0, em Guaratinguetá.

Edmar Ferreira

Mesmo com os tropeços, segue fora da zona do rebaixamento, em 13º lugar, com 10 pontos. O Joseense tem os mesmos 10 pontos, mas perde no saldo de gols. Seu adversário de hoje será a Francana, em Franca.

Os dois últimos colocados são Jabaquara e América, ambos com oito pontos. O bom é que a dupla também jogará fora de casa. O time santista encara o Audax, em Osasco, enquanto o representante de São José do Rio Preto vai ao Nicolau Alayon enfrentar o Nacional.

O grande problema do Independente tem sido a falta de gols. Foram apenas sete bolas na rede em 12 jogos, média de 0,58 por jogo. Curiosamente, o União Barbarense divide o posto de pior ataque com o Galo, pois também marcou somente sete gols. “Te juro, fiz um treino inteiro só de finalização e nem assim conseguimos marcar em Guaratinguetá”, desabafou o técnico Ângelo Foroni.

Novamente o treinador tem problemas para definir sua equipe. Os dois laterais titulares estão vetados pelo departamento médico. Carlinhos com uma lesão na parte posterior da coxa e Ryan Souza com uma torção de joelho ficam de fora. Foroni colocará Dudu na direita e mais uma vez improvisará Marlon na esquerda. Desta forma, Marcos volta a atuar na zaga ao lado de Índio.

No meio de campo, Luiz Henrique, jogador mais regular do time na competição, recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir a suspensão automática. Foroni está em dúvida se coloca Guerrón e recua o sul-africano Ty Sandows para a função ou se coloca Henrique, substituto imediato da posição. O ataque será o mesmo de sábado, com Ty Sandows, Diego Costa e Israel.

O União Barbarense vem de derrota para o Taquaritinga por 2 a 0, em casa. Sendo assim, a diretoria demitiu o técnico Lúcio Borges. O comandante deixou o Leão da Treze após 12 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 44,4%.

O experiente Toninho Cobra foi contratado para o seu lugar. O objetivo é dar um “chacoalhão” no elenco, que ocupa a nona posição com 16 pontos. Ou seja, uma vitória no clássico desta tarde poderá colocar o time de Santa Bárbara d’Oeste de volta ao G-8 (grupo dos classificados).

No ano passado, Cobra dirigiu o União Barbarense. Em nove jogos, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas, resultando em um aproveitamento de 55,6% dos pontos.

Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e União Barbarense já se enfrentaram 44 vezes na história. São 15 vitórias galistas, 10 empates e 19 vitórias barbarenses. A equipe limeirense marcou 56 gols e sofreu 63.
Em Santa Bárbara d’Oeste foram 23 confrontos, com cinco vitórias galistas, quatro empates e 14 vitórias do Leão da Treze. O alvinegro limeirense marcou 25 gols e sofreu 39.

O fato histórico do confronto é que em 01/05/2019, o volante Lucas Marques, hoje atuando na China, marcou o gol mais rápido do Independente. Na vitória galista por 3 a 1, pela Bezinha, o limeirense balançou a rede com 15 segundos.

União Barbarense x Independente
Independente – Davi Borelli; Dudu, Índio, Marcos e Marlon; Henrique (Guerrón), Guilherme Prates e Mael; Israel, Diego Costa e Ty Sandows. Técnico – Ângelo Foroni.
União Barbarense – Thiago; Gabriel Sales, Izael, Vitor Felipe e Marcos Vinícius; Marcelo Vieira, Vinícius Cichota, Vitor Hugo e Danilinho; Luan e Adriano Paulista. Técnico – Toninho Cobra.
Árbitro – Leandro Carvalho de Oliveira
Local – Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste, às 15h.

teste
Sair da versão mobile