Ícone do site Rápido no Ar

Semana do Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro em Piracicaba

Fotos: Divulgação

Com o tema No Trânsito, Escolha a Vida, acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, em Piracicaba (SP), a Semana Nacional do Trânsito com campanhas e ações educativas e de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, de modo a garantir mais segurança no sistema de mobilidade urbana.

Para o município, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) programou diversas atividades, como operações especiais de orientação e fiscalização, incluindo escapamentos de motos que provocam poluição sonora, recolhimento de veículos em situação de abandono, palestras em escolas, empresas, instituições, entre outras.

PUBLICIDADE

“Os trabalhos que a Semuttran realiza durante a Semana Nacional de Trânsito dão continuidade ao que já é feito durante o ano, sempre com o propósito de manter o trânsito seguro. Os motoristas e pedestres precisam se envolver e, principalmente, conscientizar-se sobre o que deve ser feito para a preservação da vida. As leis existem e devem ser respeitadas”, falou a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Para os dias 18, 19, 20, 23 e 24/09 estão programadas ações de conscientização e fiscalização, em conjunto com Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, nas avenidas Armando de Salles Oliveira, Independência, Raposo Tavares, Alberto Vollet Sachs, Dois Córregos, Limeira, Centenário, Beira Rio e ruas Corcovado e Regente Feijó, nos períodos da manhã e da tarde.

Conforme Jane, a programação deste ano também contempla operações para fiscalizar motos com escapamentos irregulares, que emitem ruídos, causando poluição sonora. O máximo de ruído permitido para escapamento de motos é de 99 decibéis e no Artigo 230, Inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro, consta que veículos que trafegam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante cometem infração considerada grave, acarretando a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor infrator.

“Já realizamos três operações de fiscalização de escapamentos neste ano, autuando quem está irregular. É tolerância zero para isso, porque o ruído acima do permitido, a poluição sonora, atrapalha a qualidade de vida das pessoas”, disse Jane, acrescentando que no cronograma também consta fiscalização de veículos escolares.

CAMPANHA – Para auxiliar na conscientização sobre a importância de respeitar as leis visando um trânsito mais seguro, a Semuttran, em parceria com o CCS (Centro de Comunicação Social), desenvolve também neste mês a campanha denominada Pode Parar, com peças para mídias on e offiline que evidenciam, de forma humanizada, orientações didáticas sobre o que não deve ser feito nas vias públicas, como usar celular enquanto dirige, avançar o sinal vermelho, entre outros.

“Atrás de um acidente sempre existe uma imprudência, então nós queremos cada vez mais diminuir isso. O nosso trabalho é para que não haja mais nenhum acidente”, afirmou Jane.

CAMINHADA – Também como parte da Semana Nacional do Trânsito, ocorre no domingo, dia 24/09, a 3ª Caminhada pela Paz no Trânsito e Corrida de Rua 30 Anos Sest Senat. As inscrições já foram encerradas para receber os kits, mas quem desejar participar pode comparecer na data no Engenho Central, a partir das 7h.

Sair da versão mobile