Contestado pela torcida em razão das falhas cometidas contra Ituano e Linense, o goleiro Saulo foi o grande protagonista do empate sem gols da Internacional diante do Grêmio Prudente, em Presidente Prudente, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2.
Saulo fez uma de suas melhores partidas da carreira, fazendo quase 10 defesas em 90 minutos, algumas delas com um alto grau de dificuldade. Se não fosse o capitão leonino, o alvinegro teria voltado para Limeira até com uma goleada na bagagem.
Em 32 jogos pela Inter, essa foi a 15ª vez que o camisa 1 não foi vazado. São 23 gols sofridos, média de 0,71 por jogo.
Para quem gosta de olhar o copo meio cheio, o ponto trazido do Prudentão precisa ser comemorado. É difícil admitir, mas foi uma tremenda injustiça o time da casa não vencer, até pelo volume de jogo apresentado.
Para se ter uma ideia, nem parecia que o time da casa estava na zona do rebaixamento e ainda sem vencer na competição. Com o 0 a 0, completou oito empates e três derrotas em onze jogos e segue na zona da degola ao lado do condenado São Bento.
Com Waguinho Dias é assim, joga quem estiver melhor. Pensando nisso, Eduardo Porto retomou a titularidade na lateral-direita após voltar de suspensão e Marquinhos Brazion assumiu a vaga de Robinho no ataque.
Como de costume nesta A-2, a Inter só consegue jogar bem um tempo. E para desespero dos torcedores, o tal tempo ruim foi o primeiro. A Inter foi mal demais. Parecia um time sonolento e sem gana para vencer, mesmo sabendo da importância dos três pontos, que a colocaria no G-8.
Saulo começou a ser exigido logo aos 9 minutos, quando espalmou um chute cruzado do bom centroavante Everton Canela. Aos 15, Rafinha lançou Kaio Cristian na área. Só não teve a lei do ex pela quarta vez só neste campeonato (lateral marcou o gol do acesso da Inter para a Série C) porque Saulo voou para pegar a batida de virada.
Leão sofreu gols de Cesinha (Água Santa), Michael Paulista (São José) e por último Diego Jussani (Linense).
Aos 21, Everton Canela partiu no mano a mano com Lucas Buchecha até a entrada da área. Por sorte, a finalização foi por cima do gol.
A Inter assustou pela primeira vez apenas aos 27 minutos. Foi na cobrança de falta frontal de Claudinho, que acertou o travessão.
O Grêmio Prudente continuava melhor e aos 33, o volante Fávero fez um lançamento milimétrico da defesa até Luiz Fernando. O atacante entrou na área e mandou cruzado para uma excelente defesa de Saulo.
No minuto seguinte, novamente Luiz Fernando. O atacante arrematou do mesmo lado e Saulo espalmou. No rebote, Kaio Cristian sozinho na área conseguiu mandar por cima, perdendo um gol feito.
Aos 42, Mário Henrique não conseguiu cortar um cruzamento da esquerda e Luiz Fernando, sozinho na área, chutou por cima. Além de contar com a grande atuação de Saulo, a Inter estava com muita sorte.
A Inter voltou a dar sinal de vida aos 43 minutos, quando Marquinhos Brazion cruzou da direita e Vitor Leque cabeceou por cima do gol.
Aos 44, o time da casa perdeu sua melhor chance em todo jogo. Everton Canela, ex-Operário/MS, foi lançado no ataque e viu Saulo adiantado. O toque por cobertura caprichosamente não entrou.
Como sempre acontece, Waguinho Dias arrumou a Inter no intervalo e novamente mexeu bem. Sacou Emerson Santos (ainda fora de ritmo) e o esforçado, porém apagado Marquinhos Brazion para as entradas de Luiz Guilherme e Rafael Oller, respectivamente.
A Inter começou bem e Miguel Bianconi teve sua primeira chance logo aos 2 minutos, quando escorou por cima um cruzamento de Vitor Leque.
Aos 6, o Leão teve sua melhor oportunidade no jogo. Claudinho recebeu livre pela direita e levantou na medida para a cabeçada de Miguel Bianconi. O goleiro João Paulo deu um passo para trás e fez uma brilhante defesa no alto, evitando a abertura do placar.
À partir dos 17 minutos, o Grêmio Prudente intensificou seus ataques. Foi um verdadeiro bombardeio. No cruzamento da direita do zagueiro Alan Uchôa, Carlos André, que entrou no intervalo, pegou de primeira, por cima do gol.
O time da casa pressionava, mas o gol não saía. O artilheiro Everton Canela (4 gols) ganhou cinco vezes pelo alto da defesa leonina em levantamentos para a área e escorou todas para fora. Aos 34, Carlos André deixou Luiz Fernando livre na área. Inacreditavelmente, o atacante finalizou para fora. Não era dia dos dois times.
Aos 45, Saulo garantiu o pontinho precioso ao espalmar em seu canto direito uma batida forte de Carlos André na área. Defesaça.
E quase que nos acréscimos os “Deuses do Futebol” pregaram uma peça no Grêmio Prudente. Rafael Oller partiu em jogada individual da direita pelo meio e chutou forte de perna esquerda, cheio de curva. A bola raspou a trave de João Paulo. Seria o chamado “quem não faz, toma”. Final 0 a 0, ruim para ambos.
A Inter se manteve na 10ª posição, com 13 pontos, mas agora a diferença para o G-8 aumentou para dois pontos. O XV de Piracicaba é exatamente o 8º, com 15. E será o próximo adversário do Leão no domingo, às 18h, no Barão da Serra Negra. Duelo que pode definir o futuro leonino na competição.
Para a zona do rebaixamento a diferença se manteve em cinco, uma vez que é o próprio Grêmio Prudente que abre a zona da degola.
A Inter chegou a marca de oito jogos sem vitória como visitante. A última foi no mata-mata das oitavas de final da Série D contra o Rio Branco, no Espírito Santo. Placar de 1 a 0, gol de Lucas Douglas. De lá para cá foram quatro empates e quatro derrotas.
E curiosamente, foi apenas a segunda vez que a Inter jogou em Presidente Prudente. Depois de 48 anos, um novo 0 a 0 foi registrado. Em 1978, o adversário foi o Corinthians local.
Situação
Resultados da 11ª rodada: Monte Azul 1 x 1 Osasco, Sertãozinho 1 x 0 Juventus, Ituano 0 x 1 Água Santa, Grêmio Prudente 0 x 0 Internacional, Votuporanguense 3 x 1 São Bento, Linense 0 x 1 XV de Piracicaba, São José 1 x 1 Ferroviária e Taubaté 1 x 1 Santo André.
A classificação ficou assim: 1) Ituano 24, 2) Água Santa 22, 3) Ferroviária 21, 4) São José e Votuporanguense 18, 6) Sertãozinho e Osasco 16, 8) XV de Piracicaba 15, 9) Santo André 14, 10) Inter de Limeira e Juventus 13, 12) Monte Azul e Linense 11, 14) Taubaté 9, 15) Grêmio Prudente 8 e 16) São Bento 1.
A 12ª rodada começará no sábado: 16h – Água Santa x Taubaté e 18h – Ituano x Sertãozinho. No domingo, às 10h – Juventus x São Bento, Linense x Grêmio Prudente e Santo André x São José; 16h – Osasco x Votuporanguense e 18h – XV de Piracicaba x Internacional e Ferroviária x Monte Azul.
Grêmio Prudente 0 x 0 Internacional
Local – Prudentão, em Presidente Prudente
Árbitro – Douglas Marques das Flores
Grêmio Prudente – João Paulo; Felipe Albuquerque, Alan Uchôa, João Victor e Kaio Cristian (Carlos André); Igor Ribeiro, Fávero (Gedeílson), Jonatha Carlos (Kauan) e Rafinha (Kevyn Moreira); Luiz Fernando e Everton Kanela. Técnico – Luciano Dias.
Internacional – Saulo; Eduardo Porto, Frazan, Lucas Santos e Mário Henrique; Emerson Santos (Luiz Guilherme), Lucas Buchecha (Gustavo Bochecha) e Claudinho; Marquinhos Brazion (Rafael Oller), Miguel Bianconi e Vitor Leque (Robinho). Técnico – Waguinho Dias.
Ocorrências – cartões amarelos para Saulo, Mário Henrique (3º), Lucas Buchecha (3º), Vitor Leque e Robinho (IN) e Carlos André (GP).

