Ícone do site Rápido no Ar

Saúde de Iracemápolis alerta sobre cuidados com nova onda de Covid-19; “Mega Vacinação” começa nesta quarta-feira

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação

Diante de diversas informações relativas à uma quarta onda de covid-19, o Departamento de Vigilâncias em Saúde de Iracemápolis (SP), divulga algumas orientações à população para reforçar os cuidados.

Segundo o departamento, a vacinação tem avançado positivamente, mas cuidados de higienização e outras ações continuam a ser importantes para que o número de casos não cresça.

Nos últimos dias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) abordou a situação e chamou a atenção para uma possível quarta onda. Na Europa já foi identificado um aumento significativo de casos.

Segundo a OMS, o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis. Mas em razão da vacinação houve uma dissociação entre casos e mortes, pelo fato da vacinação ter reduzido os óbitos decorrentes da doença.

ORIENTAÇÕES

Segundo a OMS, os novos picos na Europa se devem à abertura e flexibilização das medidas de distanciamento no verão, além do uso inconsistente de medidas de prevenção em países e regiões.

Para a diretora de Vigilâncias em Saúde de Iracemápolis, Vivian Graziela da Silva, é muito importante a manutenção de cuidados como a higienização das mãos, itens pessoais e uso de máscaras.

O alerta também se faz necessário com a aproximação de festividade e período de férias.

“Estamos acompanhando atentamente todas as informações e a Saúde tem intensificado a vacinação. No entanto, a participação da população é fundamental ao se manter com os cuidados essenciais para que não ocorra aumento dos números de covid-19, além de buscar se vacinar”, comenta Vivian.

MEGA VACINAÇÃO

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, na unidade de saúde Noé Franco de Campos, no Residencial Aquárius, das 8h às 20h, irá acontecer a “Mega Vacinação Covid”. A ação é para intensificar a imunização contra a Covid-19, inclusive a regularização de quem possa estar com as doses em atraso.

Nesses dias, será aplicada a primeira dose para aquelas pessoas que ainda não tomaram e a segunda dose para os que estão em atraso. Nessas duas categorias, serão atendidas todas as idades contempladas pela vacinação.

Será disponibilizada ainda a dose de reforço, chamada também de terceira dose. Na dose de reforço, serão atendidas pessoas acima de 18 anos. É necessário intervalo de cinco meses da vacina anterior. No caso dos vacinados com a Jansen, a Vigilância alerta que ela segue dose única.

teste
Sair da versão mobile