Ícone do site Rápido no Ar

São Paulo monta gabinete de crise para enfrentar chuvas neste fim de semana

Reunião no Palácio dos Bandeirantes realizada nesta quinta-feira (17). Foto: Vinícius Rosa/Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo instalará um gabinete de crise a partir das 8h desta sexta-feira (18) para garantir uma resposta rápida às emergências causadas pelas chuvas previstas para o fim de semana. A Defesa Civil do Estado informou que técnicos estarão dentro da Enel durante a passagem do temporal, previsto para trazer rajadas de vento de até 60 km/h e pancadas de chuva intensas entre sexta e domingo.

O governador Tarcísio de Freitas anunciou a criação do gabinete em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, onde também cobrou um plano de ação completo das concessionárias de energia para minimizar os impactos de eventos meteorológicos. Um representante das empresas de energia elétrica integrará o gabinete, facilitando a comunicação e o monitoramento das ações.

“Precisamos estar preparados para uma resposta imediata. O que aconteceu no último evento, com pessoas ficando dias sem energia, é inaceitável. Vamos exigir todas as medidas possíveis das concessionárias”, declarou o governador.

Além de exigir planos de contingência das concessionárias, o governo solicitou o mapeamento de pontos críticos que podem sofrer com interrupções no fornecimento de energia, como hospitais e postos de distribuição de água da Sabesp.

Alerta meteorológico A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para o final de semana, destacando a possibilidade de tempestades severas, com chuvas acumuladas de até 200 milímetros em diversas regiões, além de raios e granizo em pontos isolados. Concessionárias de energia foram notificadas a reforçar as equipes de atendimento à população e apresentar ações de mitigação.

Sair da versão mobile