Em um movimento para fortalecer a indústria de cachaça e a agricultura orgânica, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), organiza o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista “Cachaça.SP”. O evento, marcado para a próxima quarta-feira (13), às 14h, na sede da SAA, não só lança o concurso, mas também apresenta o novo Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO).
O secretário Guilherme Piai liderará a cerimônia, destacando a importância do Cachaça.SP na valorização e promoção da cachaça produzida no estado. O concurso tem como objetivo principal estabelecer um padrão de qualidade reconhecido para a bebida, beneficiando tanto produtores quanto consumidores.
A iniciativa reúne diversos setores da Secretaria, como a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), a APTA Regional (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e a Defesa Agropecuária, além de integrar a cadeia produtiva nas Câmaras Setoriais.
O PLEAPO será anunciado por Piai, com foco no desenvolvimento sustentável e na produção de alimentos livres de agrotóxicos. O plano visa incentivar a certificação de propriedades rurais, abrindo portas para novos mercados e facilitando o acesso a linhas de crédito específicas.
Diversos tópicos serão abordados durante o evento, incluindo sementes orgânicas e bioinsumos, aplicativos para compras públicas orgânicas, o projeto Vinhedo Agroecológico e a construção e importância do PLEAPO.
Além disso, o evento contará com a exposição de produtos de oito cadeias agrícolas, incluindo mel, café, queijo, leite, ovos, frutas e produtos artesanais do agro paulista. Estes produtos estarão disponíveis para venda e degustação. Ao final, o secretário Guilherme Piai estará disponível para responder a perguntas de jornalistas.